Encontro apresenta bons resultados na redução da criminalidade


Foto: Reprodução

O Pacto Niterói Contra Violência da Prefeitura Municipal de Niterói apresentou, na quarta-feira (6/7), durante o III Encontro Governo e Sociedade Civil, os resultados positivos do eixo dos Programas de Policiamento e Justiça, da Rede Acolher e Governança para membros da sociedade civil e das instituições governamentais.


A análise mostrou, entre outros pontos, que nos cinco primeiros meses deste ano houve uma redução drástica de todos os indicadores de criminalidade na região norte, área de atuação da 78ª DP (Fonseca), graças às ações implementadas pelo Pacto.


No acumulado de janeiro a maio deste ano, na área da 78º DP, foi registrada uma queda de 80% no roubo de carga; 54,53 % de redução de roubo de veículos; 48,23% a menos em roubos de rua, e um registro de 29,17% a menos na letalidade violenta na região de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ).


Os efeitos podem ser sentidos no eixo policiamento graças a programas como o Cercamento Eletrônico, que alia tecnologia com trabalho de Inteligência entre as autoridades de Segurança Pública. São 522 câmeras de segurança, instaladas em todas as vias de entrada e saída da cidade, mais 10 portais de segurança e 71 Câmeras Inteligentes que monitoram a cidade 24 horas. Outro canal de comunicação é o número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). A Guarda Municipal trabalha 24 horas atendendo, principalmente, reclamações e denúncias.


O Plano Municipal de Segurança Pública de Niterói, conhecido como Pacto Niterói Contra a Violência, conta com um investimento municipal de R$ 304 milhões. O programa atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada. Durante três dias o planejamento foi apresentado à sociedade.


300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif