Encontro discute patrimônio cultural do Leste Fluminense

De hoje (quinta-feira) até sábado (dia 29) a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural das cidades que englobam o leste fluminense será debatido  durante o IV Encontro de Preservação que acontece, esse ano, de forma virtual pela página Rio Bonito Antigo, no Facebook. A reunião, que já foi realizado duas outras vezes na cidade de Rio Bonito e uma na cidade de Itaboraí, reúne especialistas de diferentes áreas interessados na histórica cultural e política dessas cidades que têm em média 200 anos de fundação.

Entre os convidados estão professores de diferentes cidades brasileiras e do exterior, além do diretor geral do Inepac (Instituto Nacional de Preservação do Patrimônio Cultural), Cláudio Prado, do diretor do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Alexandre Valadão Rios e o diretor do Arquivo da Câmara Municipal de Niterói, Rubens Carrilho Fernandes.

O encontro é organizado pelo historiador Dawson Nascimento que lembra o motivo pelo qual organizou esse tipo de reunião.  “Ao encontrar peças de riquíssimo valor histórico e cultural no lixo, provenientes de acervos eclesiásticos e resgata-los devolvendo ao seu proprietário, percebemos a importância de realizarmos encontros e seminários sobre educação patrimonial com intuito de sensibilizar a todos o quanto é importante preservar para perpetuar nossos valores históricos, pois estávamos na verdade realizando uma ação de salvaguarda desses objetos de relevante valor histórico e cultural”, lembra ele.

A pagina Rio Bonito Antigo conta com mais de 4800 seguidores e foi criada em 2012 para divulgar fatos importantes da história política e cultural do município de Rio Bonito. O endereço para acessar é Facebook.com/riobonito.antigo. As reuniões também será transmitida pela ferramenta google meeting 

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif