top of page

'Enem dos Concursos': mais de meio milhão de inscritos em 1 semana

  • 11 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

(Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília)
(Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado "Enem dos Concursos", teve 500 mil pessoas inscritas na primeira semana. O número é preliminar porque os interessados têm até 20 de julho para se inscrever. Na primeira edição, em 2024, o certame teve 2.144.435 de candidatos.


O CNU é um modelo de seleção inovador, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. A segunda edição do CNU oferta 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias — a primeira fase em outubro e a segunda, em dezembro — em centenas de municípios de todo o país.


Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 267.790 pessoas pediram isenção da taxa de inscrição, e 252.707 tiveram o pedido atendido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Foram negadas 15.083 solicitações (5,6%).


As inscrições são feitas exclusivamente no site da FGV, banca examinadora do certame.


Para os candidatos não isentos, a taxa única de inscrição é de R$ 70, válida para todos os nove blocos temáticos. A data final para o pagamento é dia 21.


O passo a passo do processo de inscrição pode ser acompanhado aqui.


Isenção

Nesta quinta-feira (10), a FGV divulgou os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, que podem ser consultados na Página do Participante do certame, com login único da conta do portal Gov.br.


O candidato que teve o requerimento de isenção de pagamento da taxa de inscrição indeferido poderá interpor recurso até as 23h59 de segunda-feira (14). Após esse período, não serão aceitos recursos.


Conforme o edital, no recurso, a pessoa deverá enviar novamente a documentação que comprove uma das seguintes condições:


  • pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

  • doadores e doadoras de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde;

  • estudantes e ex-estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni);

  • estudantes e ex-estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Após a contestação, o resultado final com a relação de candidatos cujo pedido de isenção da taxa de inscrição foi aceito será divulgado na próxima sexta-feira (18).


Cronograma oficial

Inscrições: até 20/7/2025


Pagamento da taxa: até 21/7/2025


Prova objetiva: 5/10/2025


Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025


Envio de títulos: 13 a 19/11/2025


Prova discursiva (para aprovados na prova objetiva): 7/12/2025


Verificação de cotas afirmativas: 30/11 a 8/12/2025


Resultado final previsto: 30/1/2026.


Com a Agência Brasil

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page