Engenho de Dentro ganha Parque Municipal Nise da Silveira


O espaço que vai abrigar o novo parque urbano contra o calor da região (Foto: Divulgação)

O bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, vai ganhar um parque urbano - o Parque Municipal Nise da Silveira, uma área verde contra o calor da região. O espaço, que será aberto no entorno do Instituto Nise da Silveira (ex-Hospital Psiquiátrico Pedro II), foi criado através de decreto do prefeito Eduardo Paes, assinado na quarta-feira (15).

As obras no terreno de quase 80 mil metros quadrados e bastante arborizado já começaram. Na primeira fase de intervenções, além da instalação de gradil para cercar o espaço verde, será implantado um bosque de 5,8 mil metros quadrados, devendo ser concluída em 120 dias.

O bosque levará o nome da sambista e compositora Dona Ivone Lara, que trabalhou como enfermeira no Serviço Nacional de Doenças Mentais com Nise da Silveira ((1905/1999).

No Bosque Dona Ivone Lara serão plantadas 39 árvores, 298,60 metros quadrados de plantas arbustivas, 528,38 metros quadrados de forrageiras e 1.470,20 metros quadrados de área gramada. O investimento é de R$ 1.225.751,45.

O aproveitamento da área do instituto para transformação em um parque urbano foi por sugestão de Marco Luchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras, ao prefeito Eduardo Paes. Luchesi era amigo e colaborou com o trabalho de Nise da Silveira no instituto. Atualmente, ele é presidente da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII).

O Museu fundado por Nise da Silveira em 1952 funciona no local, e possui um acervo de 400 mil obras, o maior de seu gênero. Resultado da produção feita pelos pacientes psiquiátricos nos ateliês criados por Nise, 26 dessas obras estiveram na 11ª Bienal de Berlim, em 2020.

A SAMII foi criada em 1974 para incentivar e apoiar as iniciativas científicas e culturais do Museu, como exposições no Brasil e no exterior, além de documentários, seminários, conferências e cursos.

300x250px.gif
728x90px.gif