top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Equipe do Espírito Santo vence o Desafio Solar Brasil

Chegou ao fim neste domingo (6/8) o Desafio Solar Brasil, na Praia de Icaraí. A cidade foi sede, por mais um ano consecutivo, do evento que é a maior competição de barcos movidos a energia solar. O desafio reúne estudantes, técnicos e professores com equipes de diversos estados brasileiros. Foram sete provas diferentes que levaram em conta velocidade, mobilidade, regularidade e montagem dos barcos.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

A equipe 'Solares', do Espírito Santo, liderou a competição, seguida pela 'Zênite', de Santa Catarina, em segundo lugar. A equipe 'Arariboia', da Universidade Federal Fluminense, de Niterói, ficou na terceira posição.


Pela segunda vez campeão no Desafio Solar, Pedro Buzatto falou sobre a sensação de vencer novamente.


“É muito gratificante voltar para casa com um título. É uma sensação indescritível! Fomos campeões em 2018 e agora novamente. A gente deu muito duro o ano inteiro. No próximo ano a gente espera melhorar mais ainda o nosso barco, colocar tecnologias novas e chegar mais forte ainda!”, comentou o representante da equipe Solares.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Os grupos também foram avaliados pelas suas características e receberam títulos como fanfarrão, blogueirinhos, super choc, resistência, entre outros.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, entusiasta da iniciativa, participou do encerramento.


“Acompanho desde 2009 e acho que essa é uma belíssima iniciativa! A gente acompanhou ao longo dessa semana esse evento, que deu uma grande visibilidade à cidade. Estamos à disposição para receber o Desafio Solar novamente no ano que vem, se for a vontade dos organizadores”, disse o prefeito.


O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da Enel, com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria do Clima. O evento é baseado no tripé: esporte, educação e tecnologia.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Prêmio Fernando Amorim


Além da competição, a programação contou ainda com diversos seminários e apresentação dos artigos que disputaram o Prêmio Fernando Amorim. O prêmio homenageia o professor Fernando Antonio Sampaio de Amorim, do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ e também coordenador do Polo Náutico, que faleceu em 2012 e era morador de Niterói.


O melhor projeto foi o da equipe Babitonga, de Joinville, em Santa Catarina, que levou para casa um cheque de R$ 2 mil para investir em equipamentos e ferramentas para o desenvolvimento do projeto.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Painel


Na última quinta-feira (3/8), o secretário do Clima, Luciano Paez, participou do seminário que debateu as Tecnologias Sociais. O painel contou ainda com a participação de Felipe Addor, professor e diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), e Leonardo Soares, responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.


“O seminário do Desafio Solar Brasil é um momento acadêmico fundamental neste grande evento. Ali as equipes se reúnem com referências em suas áreas, para ampliarmos ainda mais as temáticas abordadas. Hoje falamos sobre tecnologia social e pude apresentar o que o nosso governo está fazendo na prática com as pessoas de maior vulnerabilidade. Investir no enfrentamento das mudanças do clima em nível local salva vidas”, destacou Luciano Paez.

Divulgação

Niterói e Sustentabilidade


Niterói possui mais de 53% de sua área verde protegida e foi primeira no país a criar, em 2021, uma Secretaria Municipal do Clima, com foco na sustentabilidade e na atenção às mudanças climáticas. A cidade ocupa a oitava posição do Connected Smart Cities de cidade mais inteligente do Brasil. O município tem tradição em meio ambiente e é referência no Estado.


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page