top of page

Equipe do IME vence competição internacional de energia nuclear na Rússia

  • 28 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

(Foto: Divulgação/Rosatom)
(Foto: Divulgação/Rosatom)

O Brasil conquistou neste domingo (26) o primeiro lugar inédito na final mundial da competição Global Hackatom 2025, de energia nuclear, durante a Semana Atômica Mundial, fórum internacional promovido pela Rosatom, gigante nuclear russa, em Moscou.


Formada por estudantes do Instituto Militar de Engenharia (IME), a equipe TupiTech venceu o prêmio durante o evento que celebra os 80 anos da indústria nuclear russa.


Foi a primeira vez que uma equipe brasileira participou da final, que superou 50 finalistas de dez países em uma maratona tecnológica de 24 horas dedicada a soluções para os principais desafios da indústria nuclear.


O desafio deste ano foi criar soluções para a exploração do espaço com tecnologias nucleares de nova geração. Os critérios de avaliação incluíram originalidade, aplicabilidade, impacto e viabilidade de implementação.


A mestranda em engenharia nuclear e líder da equipe, Larissa Oliveira de Sá, contou que o projeto vitorioso consiste em um hub modular voltado à exploração espacial, baseado em reatores nucleares de nova geração, capaz de produzir recursos essenciais, como água, oxigênio, hidrogênio e combustível. A invenção pode no futuro assegurar a sustentabilidade de missões de longa duração e possibilitando a expansão interplanetária.


"Fizemos o maior brainstorm de nossas vidas. Estamos exultantes com essa conquista para a gente e para o Brasil”, diz a líder Larissa.


O grupo teve a mentoria da professora Inayá Corrêa Barbosa Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contou ainda com os mestrandos Diógenes Kreusch Filho, Marcela Rabelo de Lima, Leonardo Zorte, e Adriel Faddul Stelzenberger.


"O mais difícil nesse tipo de competição é a limitação de tempo. Mas conseguimos usar tecnologias muito bem consolidadas para propor algo disruptivo", contou Zortea.


O projeto contempla um pacote de preparação humana para ambientes extremos, combinando simulações realistas de falhas e emergências e monitoramento fisiológico, com apoio de inteligência artificial para decisões com precisão, resiliência e segurança operacional.


A proposta se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 9, 11 e 17, reforçando a integração entre energia limpa, infraestrutura inovadora, assentamentos sustentáveis e parcerias internacionais.


O Global HackAtom é uma competição internacional de 24 horas organizada pela Rosatom em parceria com universidades e centros de pesquisa. As equipes propõem soluções para desafios reais do setor nuclear, em áreas que incluem modelos digitais e inteligência artificial para segurança de reatores, gestão de resíduos, integração com fontes renováveis e comunicação científica.


A trajetória da equipe TupiTech até a final incluiu a conquista do primeiro lugar na fase regional, que aconteceu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, o que garantiu a seleção da equipe do IME para a etapa mundial em Moscou.


Os estudantes também participaram de palestras, visitas técnicas a universidades russas e atividades culturais promovidas pela organização.


Semana Atômica Mundial

De quarta-feira (25) até este domingo (28), Moscou foi palco da Semana Atômica Mundial, fórum internacional dedicado à inovação e ao diálogo no campo da energia nuclear.


O evento, realizado nos pavilhões da Rosatom no Centro Panrusso de Exposições, reuniu especialistas, representantes de governos e empresas do setor nuclear de cerca de 100 países para discutir avanços tecnológicos, segurança energética e cooperação internacional.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page