Erupção de vulcão em Tonga gera tsunami na costa do Japão

Atualizado: 16 de jan.


(Reprodução)

Um tsunami provocado pela erupção de um vulcão na ilha de Tonga no Oceano Pacífico, atingiu a costa do Japão neste sábado (15), provocando estragos.

Segundo o Japan Times, as ondas chegaram ao território japonês minutos após a comunicação do aviso.

"A chegada de ondas de tsunami tem sido confirmada em áreas costeiras desde Tohoku até Okinawa", informou a mídia japonesa, que não relatou a ocorrência de vítimas.

Imagens nas redes sociais mostram casas e edifícios situados em frente à praia sendo invadidos pela água. Toda a zona costeira ficou inundada rapidamente.

O tsunami ocorreu após o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai ter entrado em erupção. O vulcão fica a cerca de 65 km ao norte da capital tonganesa.

Nova Zelândia, Fiji e Samoa Americana também sentiram o impacto da erupção vulcânica. A imprensa neozelandeza relatou que o estrondo da erupção foi ouvido no país, que fica a mais de 2.300 km de distância.

Em Fiji, autoridades locais informaram que a erupção de oito minutos foi tão forte que "sons altos de trovão" puderam ser escutados, mesmo a 800 km de distância que separam os países. (Veja num dos vídeos ao final da matéria)

Alerta na Rússia

As ilhas Curilas, na Rússia, também estão sob ameaça de tsunami, contou um representante dos serviços de emergência locais.

"O centro de previsão de tsunamis [...] emitiu um alerta até as 21h00 [horário local, 07h00 em Brasília] de 15 de janeiro sobre a possível chegada às ilhas Curilas de uma onda de tsunami até 0,2 metros como resultado da erupção do vulcão subaquático em Tonga", disse o representante, que, no entanto, referiu não haver perigo à população.

Alerta nos Estados Unidos

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês), por sua vez, emitiu alerta para os estados ocidentais do país como resultado da erupção do vulcão, entre os quais se incluem a Califórnia, Oregon, Washington, Alasca e Havaí, além da Colúmbia Britânica, no Canadá.

"Saiam das praias, dos portos e das marinas" ao longo da costa da Califórnia até o Alasca, afirmou o Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos, que previu ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras.

No arquipélago havaiano, no Oceano Pacífico, foram relatadas "pequenas inundações" nas ilhas.

As autoridades locais emitiram um aviso de tsunami, o mesmo acontecendo com vários países circundantes, além da Samoa Americana, um território não incorporado dos EUA que foi apontado como estando sob ameaça pelo NWS.

Veja alguns vídeos.





300x250px.gif
728x90px.gif