top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Escolas da Rede Municipal comemoram o Mês da Criança

O mês de outubro ganhou um atrativo nas escolas da Rede Municipal de Niterói. A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação preparam uma programação especial em comemoração ao Mês da Criança, que teve início na segunda-feira (9/10) e vai até o dia 31/10. A iniciativa é uma parceria com a Fundação de Artes de Niterói (FAN), através da Subsecretaria de Programas Educacionais Comunitários. As atividades estão acontecendo nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), escolas municipais que atendem às modalidades de Educação Infantil e nas Creches Comunitárias.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, iniciativas como essa integram as crianças com a escola, trazendo diversão e leveza para o aprendizado.


“Outubro é o mês deles. Eles merecem brincar e se divertir e isso é parte fundamental para a formação das crianças. A escola, para além do aprendizado, é um espaço de integração e de socialização. É o primeiro contato que temos com o mundo externo e com a ideia de sociedade. Estamos muito felizes de poder proporcionar esse evento, que vai trazer tanta alegria”, pontuou Bira Marques.


De acordo com a subsecretária de Programas Educacionais Comunitários, professora Patrícia Gomes, a programação foi elaborada para valorizar a Arte e a Cultura.


“Os alunos estão tendo a oportunidade de assistir a apresentações de circo, teatro, dança e dramatizações. Além de diversas atividades lúdicas, as unidades receberão brinquedos infláveis para as crianças curtirem uma tarde gostosa na escola, com direito a pipoca. Estamos muito felizes em poder oportunizar essa experiência para as nossas crianças” afirmou a professora.


A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Lúcia Schilke, celebra esse momento de diversão e aprendizado.


“As brincadeiras e o ensino lúdico são essenciais para o desenvolvimento das nossas crianças. Muitas vezes os conteúdos são mais bem assimilados quando transmitidos de forma mais interativa e alternativa, para além das paredes das salas de aula”, destacou a subsecretária.


Na Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos, na Ilha da Conceição, alunos do primeiro e do segundo anos lotaram o auditório da unidade e se divertiram com o Teatro de Fantoches. De acordo com a diretora Elizia de Paula, as atividades lúdicas devem acompanhar a formação e o desenvolvimento da criança.


“Através das brincadeiras, das oficinas e das apresentações, elas acabam descobrindo o mundo da Arte. Sem falar do sorriso e da alegria que cada uma delas demonstra por participar de tantas atividades legais que estão sendo realizadas na escola” declarou Elízia de Paula.


Os alunos da Escola Municipal Jacinta Medela, na comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, também deram boas risadas durante a apresentação da Companhia Anime Teatro. Eles assistiram a uma peça do Super Mário, personagem de jogo eletrônico.


“Educação não se resume apenas à sala de aula. Há outras propostas que cooperam para o aprendizado e as crianças reagem muito bem a todas elas. Através das brincadeiras, elas ficam super motivadas e felizes por estarem na escola”, ressaltou a diretora da escola, Myrna Campos.


Após o espetáculo, alguns alunos falaram da experiência de assistir a uma peça na escola, alguns pela primeira vez:


“Eu gostei porque eles contaram as histórias do Mundo dos Cogumelos”, diz a aluna do 4º ano, Ana Carolina dos Santos.


“Eu achei que todos se apresentaram muito bem. A escola está animada e muito divertida”, conta Nicolas Felício, do 5º ano.


O ator Lucas Costa trabalha com teatro há dez anos. Ele elogiou o projeto desenvolvido em comemoração ao Mês da Criança nas escolas de Niterói.


“É um privilégio levar a cultura para a escola pública, porque nem todos têm oportunidade de assistir a este tipo de entretenimento. Tivemos uma recepção sensacional, que não costumamos ter nas nossas apresentações. A gente vê o brilho nos olhos da garotada diante de uma linguagem que eles não conhecem. É tudo novo para eles e também é novo para nós”, concluiu Lucas.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page