top of page

Escolas de Samba de Niterói brilham no primeiro dia de desfile

Já amanhecia quando a última escola de samba do Grupo B, Paraíso da Bonfim, desfilou na passarela do samba, no Caminho Niemeyer, local onde, desde às 17h da sexta-feira (2/2), aconteceu o primeiro dia dos desfiles das agremiações de Niterói, reunindo cerca de 20 mil pessoas. A festa, organizada pela Prefeitura de Niterói, continua neste sábado (3/2), com o grupo A, a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Na tarde de sexta, abriram a passarela o bloco "Não É Não" da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), o bloco dos Idosos e o da Neltur, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo, responsável pela organização do Carnaval Niterói 2024.


Depois, a Corte Momesca do Carnaval Niterói 2024, formada pelo Rei Momo, Sorrisouh, a Rainha, Taís Luiza e a Princesa, Fabiely Martins, mostrando muita simpatia e samba no pé, acompanhados do prefeito da cidade, Axel Grael, do vice-prefeito, Paulo Bagueira, do presidente da Neltur, André Bento, da secretária de Governo e presidente da Comissão de Carnaval, Rúbia Secundino, entre outros secretários e autoridades, saudaram todos os espectadores que lotaram as arquibancadas.

O prefeito Axel Grael foi quem anunciou o início dos desfiles.


"Pelo terceiro ano estamos realizando os desfiles aqui no Caminho Niemeyer. Está tão lindo esse Carnaval que eu tenho certeza que o Oscar Niemeyer, que projetou esse espaço, estaria muito feliz vendo o povo curtindo e usufruindo. Quero parabenizar todas as escolas que trabalharam muito para que a gente tivesse mais um Carnaval de muita alegria, onde apresentamos todo o talento das pessoas que fazem o Carnaval. O desfile de Carnaval da nossa cidade, agora, com uma semana de antecedência, terá mais visibilidade. É o momento de celebrarmos com toda alegria. Está aberto o nosso Carnaval", declarou o prefeito.


Pouco mais das 20h iniciaram os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos C e B. Primeiramente as agremiações do Grupo C: Balanço do Fonseca, Bem Amado, Galo de Ouro e Tá Rindo Por Quê?

Em seguida, entraram na passarela as oito do Grupo B: Império de Charitas, Batistão, Cacique da São José, Combinado do Amor, Garra de Ouro, Unidos do Sacramento, Mocidade Independente de Icaraí e Paraíso da Bonfim.


Veja a galeria de imagens (Fotos: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói)


“A gente está muito feliz com o resultado final da organização e planejamento do Carnaval de Niterói esse ano. A Lei do Carnaval veio para fomentar e consolidar esse crescimento, profissionalização e desenvolvimento desta cultura popular, garantindo assim a realização desse grande espetáculo na cidade”, comemorou o presidente da Neltur, André Bento.


Para o vice-prefeito, Paulo Bagueira, a presença expressiva do público consolidou o Caminho Niemeyer como a passarela do samba de Niterói.


"Estou muito satisfeito com esse primeiro dia de desfile. As arquibancadas estão cheias. O que demonstra que anteciparmos o carnaval em uma semana foi uma decisão certa. Amanhã promete um excelente desfile. Niterói hoje tem um carnaval organizado e que tem tudo para crescer a cada ano. O Caminho Niemeyer é a nossa passarela do samba, mostrando a qualidade do carnaval de Niterói para o país. Viva o carnaval. Viva a cultura do samba", comemorou Paulo Bagueira.


Assista ao vídeo com um breve resumo (Divulgação / Prefeitura de Niterói)


A secretária municipal de Governo e presidente da Comissão de Carnaval da Prefeitura de Niterói, Rubia Secundino, celebrou no primeiro dia de desfiles e projetou uma noite de apresentações mais elaboradas neste sábado (3/2), quando desfilam as escolas do Grupo A, a partir das 20h.


"Essa noite está sendo maravilhosa. A abertura do carnaval foi belíssima, com blocos. A lei de subvenção para o carnaval foi importantíssima porque dá mais transparência. As escolas receberam dois meses antes a subvenção para fazer o seu carnaval. E está sendo tudo maravilhoso. A expectativa é de que a cada ano melhore mais. E a gente está esperando amanhã um público maior. Vai ser um espetáculo literário", adianta Rubia Secundino.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Animação nas arquibancadas


O público que foi conferir os desfiles marcou presença durante toda a madrugada. As amigas Lilian Guimarães e Luciamara Cristina chegaram cedo e ficaram para acompanhar a Império de Charitas.


"Temos amigos que desfilam na escola. Tenho certeza que esse ano ela vai para as cabeças, o samba está muito bom. Vamos ver todas, não só ela, para gente comemorar tem que ver todas e comparar", disse Lilian.


A professora de Educação Física, Joyce Almeida, foi com o filho Pedro Augusto e elogiou a estrutura do Caminho Niemeyer, considerada segura para ela.


"Eu sempre gostei de carnaval e queria que ele conhecesse a beleza que é. Vim no ano passado e fiquei encantada com a organização e a segurança. Esse ano viemos juntos, com tranquilidade, acompanhar os desfiles", contou Joyce.


Desfile neste sábado (3/2) no Caminho Niemeyer - Escolas do Grupo Principal

1ª – 20h às 20h40 – Império de Araribóia

2ª – 20h45 às 21h25 – Alegria da Zona Norte

3ª – 21h30 às 22h10 – Folia do Viradouro

4ª – 22h15 às 23h - Magnólia Brasil

5ª – 23h05 às 23h45 – Unidos da Região Oceânica

6ª – 23h50 às 0h30 – Sabiá

7ª – 0h35 à 1h15 – Souza Soares

8ª – 1h20 às 2h – Experimenta da Ilha


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page