Escolas de samba de Niterói desfilam neste fim de semana
Atualizado: 24 de fev.
Depois de estrear como passarela do samba de Niterói no carnaval passado — com a aprovação das escolas e do público — o Caminho Niemeyer volta a ser palco do desfile oficial das escolas de samba da cidade. As agremiações mostram seus enredos e toda a sua animação nesta sexta e sábado, dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19h, com entrada franca. Serão 23 escolas, divididas em três grupos: A,B e C.

Com o traçado da pista mais largo, as escolas este ano terão mais espaço para evoluir e poderão apresentar carros e alegorias maiores. A Folia do Viradouro, atual campeã do Grupo A, vem com tudo para tentar outro título. Marcelo Serpa, presidente da escola, diz que a disputa será acirrada, o que eleva o nível do carnaval da cidade.
A proposta de mudança do barracão, que acabou não ocorrendo, segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de Niterói (LesNit), Carlos Xororó, causou alguns contratempos, assim como as enchentes que fizeram com que algumas agremiações perdessem fantasias. Mas nada, segundo ele, capaz de tirar o brilho na avenida ou acabar com a empolgação dos integrantes.
A mudança para o novo barracão será logo depois dos desfiles, quando as escolas seguirão com suas alegorias para o antigo centro de operações da Guarda Municipal, no Barreto.
"Tivemos alguns contratempos e mantivemos o barracão no antigo Carrefour porque a mudança, àquela altura do campeonato, iria atrasar tudo. A Neltur nos ajudou nesse sentido, melhorou a estrutura, mandou banheiros, lixeiras e limpou. Ficou bem melhor. Estamos nos mudando para o novo barracão após o carnaval", conta ele.
Sobre as disputas desse ano, Xororó diz que rivalidade fica só na pista, e que na hora de dificuldade o pessoal do samba sempre se ajuda. Quanto mais a hora se aproxima, a grande preocupação, segundo ele, é apresentar um bom carnaval e marcar posição.
"Há um clima de tensão no Grupo C, já que de cinco escolas só duas ficam no ano que vem", revela.
Público
Segundo a Empresa de Lazer e Turismo de Niterói (Neltur), cerca de 700 mil pessoas circulam pela cidade em dez dias de carnaval, culminando com os desfiles das escolas de samba.
No Caminho Niemeyer, a prefeitura espera um público de 10 mil pessoas nos dois dias e a ocupação da rede hoteleira está em torno de 100%.
Estrutura
A Neltur elaborou um planejamento integrado com a Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Secretaria de Saúde, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e Coordenadoria Geral de Eventos.
O trabalho conta com o apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. O Caminho Niemeyer terá posto médico e base da Samu-Niterói, efetivos de guardas municipais e policiais militares, além de agentes da Clin e da NitTrans.
Serviço
Desfile oficial das escolas de samba de Niterói
Caminho Niemeyer, Centro
Dias 24 e 25 de fevereiro (sexta e sábado)
A partir das 19h
Entrada Franca
GRUPO A – Sexta-feira, dia 24/2
19h – Cacique da São José
19h45 – Unidos da Região Oceânica
20h30 – Souza Soares
21h15 – Magnólia Brasil
22h – Experimenta da Ilha
22h45 – Folia do Viradouro
23h30 – Alegria da Zona Norte
0h15 – Sabiá
1h – Mocidade Independente de Icaraí
GRUPO C – Sábado, 25/2
19h – Galo de Ouro
19h35 – Império de Charitas
20h10 – Amigos da Ciclovia
20h45 – União da Engenhoca
21h20 – Mistura de Raça
GRUPO B – Sábado, 25/2
22h10 – Garra de Ouro
22h50 – Banda Bastião
23h30 – Império de Arariboia
0h10 – Paraíso do Bonfim
0h50 – Combinado do Amor
1h30 – Unidos do Sacramento
2h10 – Tá Rindo Por Que?
2h50 – Balanço do Fonseca
3h30 – Bem Amado