Escolas do Grupo A contagiam público de Niterói

Com as arquibancadas lotadas e muito samba no pé, o segundo dia de desfiles no Caminho Niemeyer trouxe 10 escolas do Grupo A do Carnaval de Niterói, na noite deste sábado (23/4). Ao todo 31 agremiações se apresentam em três dias de folia. As escolas do Grupo C encerram hoje (domingo, 24/4) a festa na cidade. As apresentações começaram na quinta-feira (21/4) com o Grupo B. A Rádio Toda Palavra transmite os desfiles ao vivo e faz a cobertura do evento, que tem entrada franca.

Divulgação

A noite contou com queima de fogos, tornando o cenário à beira da Baía de Guanabara ainda mais bonito. A passarela ganhou uma 'esquina do samba' — no local do aquário onde ocorre a transmissão para as redes da prefeitura — e que foi batizada com o nome do saudoso jornalista niteroiense Mario Dias.


Passaram pela arena, neste segundo dia de desfile, as escolas de samba Sabiá, seguida pela Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor.

Divulgação

Grupo A


A primeira a desfilar foi a Sabiá, com o enredo "Meu povo, meu chão, Gonzaga", uma homenagem ao Rei do Baião.

Sabiá / Divulgação

A segunda escola, Alegria da Zona Norte, desenvolveu o enredo “Alegremente somos os olhos da noite!”, uma celebração a Ogum/São Jorge, na data do santo guerreiro.

Alegria da Zona Norte / Divulgação

“Minha Mocidade vai te emocionar / Minha Mocidade faz tremer esse chão”. Assim, a Mocidade Independente de Icaraí — escola tradicional da cidade, fundada em 1985, no Morro do Cavalão — defendeu o enredo “Iubentium a arte sagrada da cura”.


Mocidade Independente de Icaraí / Divulgação

De um desejo que ficou guardado durante a pandemia nasceu "Meu Sonho Astral", enredo da Magnólia Brasil, atual campeã do carnaval de Niterói. A azul e branco tenta mais um título esse ano, com a reedição do enredo de 1989 da Unidos do Jacarezinho.


Magnólia Brasil / Divulgação

A Experimenta da Ilha da Conceição, duas vezes campeã do carnaval de Niterói, homenageou Viviane de Assis. Com apenas 1,25m de altura, a passista é uma gigante dos carnavais e tem uma história de superação que mostra toda sua força no samba e na vida.

Experimenta da Ilha da Conceição / Divulgação

A Folia do Viradouro exaltou Jurujuba, um dos bairros históricos da cidade. Fundada em 2000, a agremiação já foi campeã da cidade quatro vezes e, este ano, trouxe o enredo "Iuriuba" (lugar dos jurus - ou papagaios - amarelos em tupi-guarani).

Folia da Viradouro / Divulgação

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar." A frase de Nelson Mandela na abertura do desfile da Unidos da Região Oceânica deu o recado da escola de paz e tolerância.


Falando sobre um dos rituais mais emocionantes e sensíveis de algumas tribos africanas, a Região Oceânica trouxe o ritual Sawabona Shikoba para o Caminho Niemeyer, conectando o público com a cultura ancestral.

Unidos da Região Oceânica / Divulgação

Homenageando São João, padroeiro de Niterói, a Souza Soares, escola de Santa Rosa, levou à arena do Caminho Niemeyer o universo das festas juninas, com cores, sabores e referências sobre esta tradicional comemoração brasileira, que tem a fé nos santos católicos (João, Pedro e Antonio) como inspiração.

Souza Soares / Divulgação

O perfume de rosas tomou conta da arena do samba com a passagem da Unidos do Sacramento. A escola contou a história das fragrâncias ao redor do mundo. Um dos carros retratou Cleópatra, que incluía os aromas em seus rituais de beleza, além de outras histórias.

Unidos do Sacramento / Divulgação

Encerrando a noite, a Combinado do Amor apresentou um enredo de curiosidades sobre o município de Niterói. A águia da escola convidou Arariboia para uma festa e deu a ele o título de fundador da cidade.


Combinado do Amor / Divulgação

Chegou pra ficar

O prefeito de Niterói, Axel Grael, compareceu aos desfiles de sábado e falou sobre a estrutura montada no novo local.


“O Carnaval no Caminho Niemeyer está sendo aprovado por todos e certamente veio para ficar, tornando a nossa festa cada vez mais bonita, contando com as belíssimas apresentações das escolas de samba de Niterói”, afirmou o prefeito.

Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Também presente ao desfile, o vice-prefeito Paulo Bagueira, convidou os presentes a participar da consulta pública para a eleição da melhor escola de samba de cada grupo.


“Niterói está inovando ao criar uma consulta pública para eleger os melhores do nosso carnaval e contamos com a participação de todos os niteroienses. A festa está linda”, destacou o vice-prefeito.


"Varre de ladinho"


Os garis da Clin deram um show à parte durante a limpeza da pista, após a passagem de cada escola. Com muita energia e descontração, eles participaram da festa e fizeram até uma 'dancinha' para animar o trabalho.


Confira no vídeo:


Último dia


Encerrando as apresentações, o Grupo C desfila neste domingo (24/4), a partir das 19h. A ordem será a seguinte: Império de Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro e Grupo dos 15.


Consulta pública


Além da apuração oficial dos jurados para a melhor escola do Carnaval 2022, a Prefeitura realiza uma consulta pública on-line para escolher a melhor agremiação de cada grupo (A, B e C).


Esta é a primeira vez na história do Carnaval niteroiense que haverá votação popular para a escolha das melhores agremiações. As vencedoras através da consulta pública serão anunciadas na terça-feira (26/4), a partir das 18 horas, quando acontece a apuração das notas dos jurados.


A consulta está no ar desde quinta-feira (21/4), quando começou o desfile com a apresentação das escolas do grupo B. O público pode votar até a próxima terça-feira (26/4), às 17 horas. A pesquisa pode ser acessada no Colab, tanto pelo link (clique aqui), como baixando o aplicativo pelo celular.


A enquete traz seis perguntas que levarão, no máximo, cerca de cinco minutos para ser respondidas. Os participantes respondem itens como a mudança do local de desfile e o que acharam, se assistiram ao desfile ou um trecho dele e, também, qual a escola preferida em cada grupo. Este ano, ao todo 31 agremiações se apresentam nos três dias de folia.


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg