top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Escritor Luiz Antonio Simas fala sobre educação e CIEPs

A 8ª edição do webnário “Reconstruindo o Brasil a partir de Darcy Ribeiro” vai discutir as políticas públicas de educação e cultura com o tema “Do Sambódromo aos CIEPs” com palestra do escritor, historiador e pesquisador Luiz Antonio Simas. O encontro híbrido, que acontece na sede do coletivo Ruasia Maricá e terá transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Maricá no Youtube (@prefeiturademarica1), será na próxima quinta-feira (20/7) às 19h.

Divulgação

Também participa do evento a escritora, rapper, produtora cultural e poeta MC Martina. Ano passado, ela publicou o seu primeiro livro “Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Poesia”. A curadoria é de Heloisa Buarque de Hollanda. A realização é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Fundação Darcy Ribeiro.


O educador e antropólogo Darcy Ribeiro foi secretário de Educação durante o governo de Leonel Brizola no estado do Rio e implementou o projeto dos CIEPs, que ofereceriam educação integral e gratuita à população.


Brizola também construiu a passarela do samba no Centro do Rio. Vitrine e palco da maior manifestação da cultura do estado e que, fora do carnaval, receberia centenas de crianças e jovens no CIEP que funcionava em parte da sua infraestrutura. O projeto do CIEP no sambódromo, como nos mais de 500 outros erguidos no estado, foi abandonado pelas gestões posteriores.


Esta edição do webnário é parte de uma série de dez que celebra o centenário de nascimento do antropólogo que nasceu em Minas Gerais, mas escolheu Maricá, mais precisamente a Praia de Cordeirinho, como lar. Foi lá que ele se refugiou quando escreveu suas principais obras, como “O povo brasileiro”, um dos livros mais importantes do país. A casa onde morou, projetada por Oscar Niemeyer (que também assina os projetos dos CIEPs), está sendo transformada pela Codemar em um museu.


Serviço:


8º Webnário Reconstruindo o Brasil a Partir de Darcy Ribeiro – Do Sambódromo ao CIEP

Participantes: Luiz Antonio Simas, MC Martina, grupos de poesia Ruasia Maricá e Poesia na Rua

Data e hora: 20/07/2023, quinta-feira, às 19h

Como acompanhar: Canal da Prefeitura de Maricá no Youtube (@prefeiturademarica1)


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page