top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Espaço Correios celebra 10 anos de cultura em Niterói

Como parte das comemorações dos 10 anos do Espaço Cultural Correios em Niterói, a instituição inaugura cinco novas mostras de arte neste sábado (23/11). As exposições 'Ponte Rio-Niterói: as histórias dentro da história'; 'Minh'alma Nossa Alma', de Mary Dutra; 'Deusas da Terra: transmutando o cotidiano', de Michele Rocha; 'Além das muralhas da razão', de Regina Helene; e a coletiva 'Círculos da Terra - Mandalas e a Essência Feminina' ficam em cartaz até janeiro. Também neste sábado, haverá o lançamento de livros do projeto 'Jovens Escritores'.

Reprodução

Cultura e arte em palácio centenário


O Espaço Cultural foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do Palácio dos Correios. A inauguração foi marcada pela exposição “Djanira – cronista de ritos, pintora de costumes”, com a exibição de 120 obras da artista, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.


No primeiro pavimento do prédio, o Espaço Cultural dispõe de duas salas de exposição e uma sala para oficinas.


No segundo pavimento há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários.


Confira a programação que inaugura neste sábado


EXPOSIÇÕES


- Ponte Rio-Niterói: as histórias dentro da história

A exposição convida o visitante a explorar tanto os aspectos técnicos quanto as histórias humanas envolvidas na construção da ponte. O evento oferece uma viagem pela história dessa grande obra, destacando as experiências pessoais das pessoas que contribuíram para sua construção e cujas vidas estão entrelaçadas com a história da ponte. Na abertura, haverá a apresentação da Orquestra da Grota.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 11 de janeiro de 2025.


- Minh'alma Nossa Alma, de Mary Dutra

Focada em quatro gerações de artistas brasileiros, a exposição apresenta a pesquisa da artista visual Mary Dutra, que investiga a vida e obra de seus antepassados. Essa abordagem pessoal convida o público a compreender melhor suas próprias histórias através da conexão com seus antepassados, destacando a importância de resgatar e conservar essas memórias.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 18 de janeiro de 2025.


- Deusas da Terra: transmutando o cotidiano, de Michele Rocha

A proposta da ceramista Michele Rocha é aliar ciência, arte e espiritualidade em uma convergência para criar uma experiência sensorial e interativa. A exposição faz uma conexão com o cotidiano da mulher moderna, utilizando bronze e cerâmica em uma rica paleta de cores naturais.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 18 de janeiro de 2025.


- Além das muralhas da razão, de Regina Helene

A artista visual Regina Helene apresenta imagens que emergem do inconsciente pessoal e coletivo, quebrando as restrições da razão e estabelecendo a imaginação como fonte criativa das obras, que possuem uma estética mitológica e simbólica. Curadoria de Lia do Rio.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: de 25 de novembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025


- Círculos da Terra - Mandalas e a Essência Feminina - Coletiva com curadoria de Michele Rocha

A exposição reúne ceramistas do grupo Junta Cerâmica de Niterói. A instalação apresenta mandalas de cerâmica suspensas, compondo uma Árvore da Vida que simboliza ciclos de transformação, união e renovação.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 18 de janeiro de 2025


LANÇAMENTO DE LIVROS


- Projeto Jovens Escritores - 3ª Edição

A proposta do projeto é a realização do lançamento de três livro infantis nos dias 23/11 e 30/11, que fazem parte do programa Jovens Escritores, uma iniciativa coordenada por professores especializados em literatura e que, desde 2001, tem por objetivo trabalhar a poesia livre e a escrita autônoma com alunos do ensino fundamental e médio.


Dia 23 de novembro (sábado), a partir das 13h


EXPOSIÇÃO EM CARTAZ (INAUGURADA ANTERIORMENTE)

- Força e Luz, de Gabriel Gariba

Obra de Gabriel Gariba / Divulgação

A mostra traz uma reflexão do cotidiano daqueles que sobrevivem nos centros urbanos. Inspirado pela realidade que nos cerca – vendedores ambulantes, trabalhadores informais, pedintes e pessoas em situação de rua – o ensaio visual busca expressar um olhar poético e crítico sobre a exploração humana e a precarização do trabalho.


Visitação: até 4 de janeiro de 2025.


Serviço


Espaço Cultural Correios - Niterói

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Niterói (em frente à estação das Barcas e ao lado do Plaza Shopping)

Funcionamento: de segunda a sexta das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h (exceto domingos e feriados)

Entrada Franca


Kommentarer


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page