top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Espaço Correios celebra 10 anos de cultura em Niterói

Como parte das comemorações dos 10 anos do Espaço Cultural Correios em Niterói, a instituição inaugura cinco novas mostras de arte neste sábado (23/11). As exposições 'Ponte Rio-Niterói: as histórias dentro da história'; 'Minh'alma Nossa Alma', de Mary Dutra; 'Deusas da Terra: transmutando o cotidiano', de Michele Rocha; 'Além das muralhas da razão', de Regina Helene; e a coletiva 'Círculos da Terra - Mandalas e a Essência Feminina' ficam em cartaz até janeiro. Também neste sábado, haverá o lançamento de livros do projeto 'Jovens Escritores'.

Reprodução

Cultura e arte em palácio centenário


O Espaço Cultural foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do Palácio dos Correios. A inauguração foi marcada pela exposição “Djanira – cronista de ritos, pintora de costumes”, com a exibição de 120 obras da artista, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.


No primeiro pavimento do prédio, o Espaço Cultural dispõe de duas salas de exposição e uma sala para oficinas.


No segundo pavimento há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários.


Confira a programação que inaugura neste sábado


EXPOSIÇÕES


- Ponte Rio-Niterói: as histórias dentro da história

A exposição convida o visitante a explorar tanto os aspectos técnicos quanto as histórias humanas envolvidas na construção da ponte. O evento oferece uma viagem pela história dessa grande obra, destacando as experiências pessoais das pessoas que contribuíram para sua construção e cujas vidas estão entrelaçadas com a história da ponte. Na abertura, haverá a apresentação da Orquestra da Grota.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 11 de janeiro de 2025.


- Minh'alma Nossa Alma, de Mary Dutra

Focada em quatro gerações de artistas brasileiros, a exposição apresenta a pesquisa da artista visual Mary Dutra, que investiga a vida e obra de seus antepassados. Essa abordagem pessoal convida o público a compreender melhor suas próprias histórias através da conexão com seus antepassados, destacando a importância de resgatar e conservar essas memórias.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 18 de janeiro de 2025.


- Deusas da Terra: transmutando o cotidiano, de Michele Rocha

A proposta da ceramista Michele Rocha é aliar ciência, arte e espiritualidade em uma convergência para criar uma experiência sensorial e interativa. A exposição faz uma conexão com o cotidiano da mulher moderna, utilizando bronze e cerâmica em uma rica paleta de cores naturais.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 18 de janeiro de 2025.


- Além das muralhas da razão, de Regina Helene

A artista visual Regina Helene apresenta imagens que emergem do inconsciente pessoal e coletivo, quebrando as restrições da razão e estabelecendo a imaginação como fonte criativa das obras, que possuem uma estética mitológica e simbólica. Curadoria de Lia do Rio.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: de 25 de novembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025


- Círculos da Terra - Mandalas e a Essência Feminina - Coletiva com curadoria de Michele Rocha

A exposição reúne ceramistas do grupo Junta Cerâmica de Niterói. A instalação apresenta mandalas de cerâmica suspensas, compondo uma Árvore da Vida que simboliza ciclos de transformação, união e renovação.


Abertura: 23 de novembro de 2024 das 13h às 19h.

Visitação: até 18 de janeiro de 2025


LANÇAMENTO DE LIVROS


- Projeto Jovens Escritores - 3ª Edição

A proposta do projeto é a realização do lançamento de três livro infantis nos dias 23/11 e 30/11, que fazem parte do programa Jovens Escritores, uma iniciativa coordenada por professores especializados em literatura e que, desde 2001, tem por objetivo trabalhar a poesia livre e a escrita autônoma com alunos do ensino fundamental e médio.


Dia 23 de novembro (sábado), a partir das 13h


EXPOSIÇÃO EM CARTAZ (INAUGURADA ANTERIORMENTE)

- Força e Luz, de Gabriel Gariba

Obra de Gabriel Gariba / Divulgação

A mostra traz uma reflexão do cotidiano daqueles que sobrevivem nos centros urbanos. Inspirado pela realidade que nos cerca – vendedores ambulantes, trabalhadores informais, pedintes e pessoas em situação de rua – o ensaio visual busca expressar um olhar poético e crítico sobre a exploração humana e a precarização do trabalho.


Visitação: até 4 de janeiro de 2025.


Serviço


Espaço Cultural Correios - Niterói

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Niterói (em frente à estação das Barcas e ao lado do Plaza Shopping)

Funcionamento: de segunda a sexta das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h (exceto domingos e feriados)

Entrada Franca


Opmerkingen


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page