top of page

Espaço em Itaboraí oferece atividades gratuitas para jovens

Porto seguro de atividades para todos os públicos desde sua inauguração em março de 2022, a Casa Escola de Arte e Tecnologia, (CEAT / Energia para Transformar), no Outeiro das Pedras, em Itaboraí, está de portas abertas para a temporada de férias que começa na próxima semana, do dia 16 de outubro em diante. Há dezenas de inscrições aguardando os moradores na nova turma do Criar Jogos Labs, curso de desenvolvimento e iniciação em jogos eletrônicos, além de aulas de capoeira e ações educativas.

Divulgação

Em ritmo de celebração ao grande escritor brasileiro Ziraldo, que será homenageado na Feira do Livro de Itaboraí, em novembro, as contações de histórias apresentam para as crianças os livros “Menino Maluquinho”, um clássico do autor mineiro, e “Os dez amigos”. Há também o monólogo Arte Poética, da Cia Ánsar, dentre as atividades que serão apresentadas no CEAT. As inscrições devem ser feitas pessoalmente no CEAT.


Além do entretenimento, o espaço para reflexão também tem lugar na Casa Escola de Arte e Tecnologia. No dia 19 de outubro, quinta-feira, a partir das 13h, o debate “Um novo olhar sobre o desenvolvimento de games em Itaboraí: políticas públicas, mercado e universidade” reúne pesquisadores e representantes do setor público e privado em torno do projeto Criar Jogos Labs, que já beneficiou 3 mil alunos no desenvolvimento de games e está presente em Mangaratiba, na Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro, além das cidades de Camaçari (BA), Guaratinguetá (SP), Paracatu (MG) e Curitiba (PR).


O evento contará com Priscila Seixas, Doutora em Mídia e Cotidiano (UFF) e CEO da Burburinho Cultural, Cláudia Viana, Subsecretária Adjunta e Diretora da Escola da Cultura do Rio de Janeiro, Roberto Mattos da Costa, Secretário Municipal de Cultura de Itaboraí, Liz Moreira, Representante do Casa Escola de Arte e Tecnologia, Emanuelly Araujo, Artista Visual, integrante do projeto DJUFF e profissional da área de games.


Programação


As ações educativas acontecem às terças e quinta-feiras, com sessões às 10h e 15h. As aulas de capoeira também estão confirmadas. Serão duas turmas, terças e quartas-feiras, às 18h e às 20h, com 30 vagas em cada uma. As matrículas podem ser feitas na sede do CEAT. Até hoje, são 1200 beneficiados com os cursos regulares e foram realizadas 2500 aulas, incluindo as sessões educativas. A temporada de férias promete multiplicar os números injetando ainda mais conhecimento junto às crianças e jovens, pais, mestres e familiares.


Diversão e aprendizado


Durante as férias, seja para pensar numa vaga de trabalho ou apenas para hobby, aprender a elaborar um jogo é um programão. As inscrições para o curso Criar Jogos Labs acontecem através do site e mais informações podem ser acompanhadas no instagram @criar.jogos. Idealizado pela Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, o projeto, que este ano chegou em Itaboraí, já acontece em diferentes cidades e estados do país: Centro do Rio de Janeiro (RJ), Mangaratiba (RJ), Camaçari (BA), Guaratinguetá (SP), Paracatu (MG) e Curitiba (PR).


Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Itaboraí é formado por quase 245 mil moradores, sendo dividido em oito distritos e 93 bairros. Diante desse universo, CEAT | Energia para Transformar está com muita garra para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e uma programação cultural diferenciada.


A receptividade e engajamento dos moradores de Itaboraí se mantêm como um dos maiores incentivos para os gestores da Burburinho Cultural e da Vila Musical, responsáveis pela iniciativa, vislumbrarem vida longa para o projeto. Para além, inclusive, do município de Itaboraí, como ressalta Thiago Ramires, diretor de projetos da Burburinho Cultural.


“A Casa Escola de Arte e Tecnologia é um caso raro de adesão dos beneficiados, porque o índice de evasão é muito baixo e as atividades de fato são usufruídas pela população de Itaboraí. É um dos projetos da Burburinho com alto impacto socioeducativo, com fôlego para crescer cada vez mais. O modelo CEAT tem tudo para ser replicado em várias outras cidades do Brasil”, analisa Thiago.


O projeto é viabilizado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ENEL, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, apoio da Escola da Cultura, Secretaria de Cultura de Itaboraí, Prefeitura Municipal de Itaboraí e realização da Burburinho Cultural e Vila Musical.


O Energia para Transformar | CEAT é apresentado pela Enel, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Ficha Técnica:


Realização: Vila Musical, Burburinho Cultural

Apoio: Escola da Cultura RJ, Prefeitura Municipal de Itaboraí, Secretaria Municipal de Cultura de Itaboraí

Patrocínio: ENEL, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro


Serviço:


Casa Escola de Arte e Tecnologia (Energia | CEAT)

Instagram: @energiaceat

Endereço: Avenida 22 de Maio, 3677, Outeiro das Pedras

Temporada de férias – Inscrições abertas no local - Início dia 16 de outubro


Criar Jogos:


Turma 1 :: segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 19h30

Turma 2 :: terça, quarta e quinta-feira em dois horários diferentes _ terça e quinta-feira das 13h30 às 15h; quarta das 13h30 às 16h30


Capoeira:


Terças e quartas-feiras, das 18h às 20h

30 vagas por turma


Ações educativas / Contação de histórias

Terças e quintas-feiras, 10h e 15h


Evento:


“Um novo olhar sobre o desenvolvimento de games em Itaboraí: políticas públicas, mercado e universidade” – 19 de outubro, a partir das 13h – entrada franca


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page