Espaço Rosa de SG inicia ações de prevenção ao câncer de mama

Foto: Reprodução

A campanha para lembrar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero está chegando. O Outubro Rosa já entrou no calendário oficial da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) e o Espaço Rosa – local da cidade dedicado para a prevenção e combate a esses tipos de cânceres – terá abertura dos eventos na próxima terça-feira (4/10), a partir das 10h.


Uma equipe multiprofissional com psicóloga, assistente social, nutricionista e enfermeira vai tirar dúvidas e fazer esclarecimentos para as pacientes que estiverem na sala de espera da unidade. As pacientes também terão um dia especial com serviços e cuidados oferecidos no espaço, como spa das mãos, limpeza de pele, maquiagem e distribuição de hidratantes para a necessidade de cada usuária, que também receberão brindes de empresas parceiras.


No mesmo dia, elas também poderão realizar testes rápidos para detectar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): sífilis, HIV e hepatite B. “A equipe da Cruz Vermelha nos dará suporte para os atendimentos mais humanizados e entregaremos almofadas pré e pós-cirúrgica para as pacientes oncológicas. Elas também terão acesso a um stand com amostras de hidratantes específicos para pacientes oncológicas e orientações sobre o uso deles”, descreveu Marcela Brasil, coordenadora do Espaço Rosa.


Nos sábados de outubro (dias 8, 15, 22 e 29), o Espaço Rosa fará mutirões dos exames de ultrassonografia transvaginal, mamária e preventivo para acelerar as filas na Central de Regulação da secretaria. Para o mutirão do preventivo, as marcações podem ser feitas direto na unidade. Para as ultrassonografias de mama e transvaginal, as vagas serão preenchidas através de agendamento da Central de Regulação. A mamografia é realizada aos sábados normalmente e continua com a fila zerada e as marcações podem ser feitas na própria unidade.


Para a marcação do preventivo e da mamografia no espaço, a paciente deve levar pedido médico do SUS, comprovante de residência, cartão do SUS, identidade e CPF. A mamografia está disponível para as mulheres com mais de 40 anos. “Vale lembrar que não temos fila de espera para o mastologista. As consultas também podem ser marcadas direto no local com encaminhamento do ginecologista. É bem rápido, o que é essencial quando se trata de câncer de mama. Estamos trabalhando para atender os pacientes com mais rapidez e zerar a fila de outros exames”, finalizou a coordenadora.

300x250px.gif
728x90px.gif