top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Esposa responsabiliza Mauro Cid por fraude no cartão de vacinação


(Foto: Alan Santos/PR)

Em depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (19), Gabriela Santiago, esposa do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, disse aos investigadores que foi o marido quem inseriu dados falsos nos cartões de vacinação adulterados.


De acordo com o Globo, ela afirmou durante o depoimento que o marido “tomava à frente da dinâmica familiar” e que não o questionou sobre a obtenção da caderneta fraudada. Assim como o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Gabriela foi alvo de uma busca e apreensão e é investigada no inquérito que apura também os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa e corrupção de menores.


O Globo relata que teve acesso ao documento no qual Gabriela negou saber se o marido “arquitetou e capitaneou toda a ação criminosa relativa às inserções de dados nos sistemas” em benefício de Bolsonaro à revelia ou sem o conhecimento e a anuência do ex-presidente.

.

Ainda de acordo com fontes da PF, Gabriela admitiu o uso do certificado falso. Ela prestou depoimento por cerca de duas horas e meia e deixou a sede da Polícia Federal em Brasília pouco depois das 17h desta sexta-feira.


A investigação sobre as fraudes em cartões de vacinação do ex-presidente e de sua filha mais nova também abarca a apuração de informações sobre a imunização de Cid e sua esposa e das três filhas do casal.


A estratégia da defesa, aparentemente, é fazer com que Gabriela responda apenas pelo uso de documento falso.


Em seu depoimento quinta-feira (18), Mauro Cid decidiu ficar em silêncio. O tenente-coronel tem outro depoimento à PF marcado na próxima segunda-feira (22). Ele continua preso no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), em Brasília.


Em depoimento, na última terça-feira, como era de se esperar, Bolsonaro negou ter conhecimento da inserção de dados falsos de vacinação em seu nome e no de familiares. Ele também negou ter determinado a inclusão das informações nos sistemas do Ministério da Saúde e disse não acreditar que seu ex-ajudante de ordens, que atuava como uma espécie de faz tudo para o presidente, tenha arquitetado o esquema criminoso.


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page