top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Esquerda se une em defesa do Fundeb: #APROVAFUNDEB


ree
(Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

Nesta terça-feira (21), a Câmara dos Deputados vai votar a PEC que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), previsto para expirar no ano que vem. A votação, que seria nesta segunda, foi adiada por falta de acordo entre as lideranças. “O governo se comporta como alguém que entra no ônibus em movimento e quer tomar o volante. A proposta tenta criar um programa do governo dentro do Fundeb. O governo quer burlar o teto de gasto e tenta usar o Fundeb para isso. Nós da oposição somos a favor da assistência social também, mas o governo que envie outro projeto sobre isso e não tente utilizar recursos da educação" disse a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC).

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 15/15 visa não só tornar o Fundeb permanente como dobrar nos próximos seis anos a verba recebida da União, que dá ao fundo atualmente 10%.

No entanto, a oposição denuncia que o governo tenta desidratar o texto e reduzir o repasse da União para o fundo, principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. O governo, através do Centrão, sugeriu que as novas regras só começassem a vigorar a partir de 2022 e que metade da complementação adicional de 10% da União fosse repartida com o Renda Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família. A proposta é rechaçada pela relatora da PEC, deputada Professora Dorinha (DEM-Tocantins).

O presidente da comissão especial da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Fundeb, deputado Bacelar (Podemos-BA), denuncia que com essa proposta o governo Bolsonaro quer comprar votos para a eleição de 2022. E diz que isto é "comprar o voto da miséria".

“Foi ele (Fundeb) que garantiu as melhorias salariais. Ele é um instrumento de justiça, de combate às desigualdades educacionais. Não é do governo federal, que, inclusive, destina muito pouco recurso para ele. De R$ 150 bilhões, o governo entrou com 10%”, disse o deputado durante uma live com o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Guilherme Bianco.

O Fundeb financia 63% da educação básica do Brasil, e está ameaçado a desaparecer no fim deste ano, se a votação trouxer um resultado negativo à PEC.

Em prol do Fundeb, internautas lançaram uma campanha na web para que o fundo se torne permanente.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) está chamando todos a se unirem em prol do Fundeb com a hashtag #AprovaFundeb.

"O Novo Fundeb Permanente é urgente porque é o principal fundo de financiamento da educação básica no Brasil. São 40 milhões de matrículas. São as vidas de funcionários, de professores, de milhões de famílias", destaca a UNE em rede social.

ree

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em vídeo no Facebook, conclamou a Câmara a aprovar o novo Fundeb com o texto proposto pela relatora Professora Dorinha, sem alterações ou destaques. "Sem a renovação do Fundeb, podemos dizer que não haverá educação pública, já que a grande maioria dos municípios brasileiros ficarão sem investimentos. Não teremos valorização dos profissionais, não teremos melhorias nas infraestruturas das escolas. Sem o Fundeb, a única certeza que temos é o aprofundamento das desigualdades sociais, com 20 milhões de crianças fora da escola. #VOTAFUNDEB", disse Waldeck.


A deputada federal Talíria Petroni (PSOL-RJ) se juntou à hashtag #AprovaFundeb pedindo seus seguidores para que pressionem "seus parlamentares para que votem a favor do Fundeb".


ree

​O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) chamou de "crime" a possível "proposta de Bolsonaro de suspender o Fundeb em 2021".


ree

​O ex-candidato à Presidência do Brasil, Ciro Gomes, entrou no mutirão de tweets a favor da aprovação da PEC, e se mostrou curioso a saber quem vai votar contra.


ree

O coordenador do MTST e ex-candidato a presidente do Brasil, Guilherme Boulos, previu "apagão na educação", se a PEC não for aprovada.


ree


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page