top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Esquerda surpreende e vence segundo turno na França

Atualizado: 8 de jul.


Franceses celebram vitória em Paris (Reprodução/Redes sociais)

O segundo turno das eleições para o Parlamento da França ocorre neste domingo (7). Projeções de boca de urna apontam surpreendente vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP), tornando-se o maior bloco parlamentar após um pleito marcado pela ascensão da ultradireita. O resultado surpreende também pelo número maior do que o previsto para a bancada do centro governista,


As projeções apontam a NFP com cerca de 200 assentos, seguido pela coalizão Juntos, do presidente Emmanuel Macron, com até 165 cadeiras, e pela antes favorita Reunião Nacional (RN), de ultradireita, com até 135 deputados. O pleito teve o maior comparecimento às urnas (67%) desde 1981.


As eleições deste domingo são consideradas as mais decisivas pois as últimas sondagens apontavam possibilidade de vitória do partido nacionalista e anti-imigração Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen, que venceu o primeiro turno, em 30 de junho, com 33,4% dos votos. Os resultados finais da eleição devem ser conhecidos já na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília).


Caso vencesse o segundo turno e conquistasse a maioria no Parlamento, seria a primeira vez que a França seria governada por uma vertente nacionalista ultrarradical desde a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial.


Ao longo do pleito, figuras influentes convocaram a população a votar contra o radicalismo. Uma delas foi o jogador de futebol Kylian Mbappé, capitão da seleção francesa, que passou os últimos dias alertando os jovens contra os "extremos".


"Somos uma geração que pode fazer a diferença. Podemos ver que os extremos estão batendo à porta do poder, e temos a oportunidade de moldar o futuro do nosso país", disse o jogador em uma coletiva.


Marine Le Pen se mantém cautelosa e informou que se pronunciará somente após o fechamento das urnas, duas horas após começarem a ser divulgados os primeiros resultados oficiais.


Apontado como possível futuro primeiro-ministro da França, o líder do Jordan Bardella, que substituiu Le Pen na liderança do RN, também informou que se pronunciará somente uma hora após o fechamento das seções eleitorais. A França tem um sistema semipresidencialista, no qual o presidente é eleito pelos cidadãos enquanto o primeiro-ministro representa o governo.


O presidente francês, Emmanuel Macron, cujo mandato encerra em 2027, decidiu antecipar as eleições legislativas após sofrer uma derrota para o RN nas eleições para o Parlamento Europeu. Neste domingo, pouco antes do fechamento das urnas, Macron convocou uma reunião com líderes de sua aliança.


Com a Agência Sputnik

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page