Estação espacial russa vai monitorar a Terra 24 horas por dia
A estação orbital russa, cuja construção está planejada para começar em 2024, será equipada com sensores ópticos para monitoramento ininterrupto da superfície da Terra, disse o chefe da corporação estatal Roscosmos, Yuri Borisov. Os sensores ópticos vão operar em diferentes faixas, inclusive na faixa do infravermelho distante e na faixa dos raios X.
"Será um laboratório voador capaz de monitorar constantemente a superfície da Terra, incluindo o território da Rússia", disse Borisov durante a terceira conferência internacional "Ciência na EEI", em Moscou.
Ele também disse que a nova estação orbital levará em conta todas as deficiências identificadas durante a operação da Estação Espacial Internacional (EEI), o que possibilitará a realização de pesquisas científicas de forma mais produtiva.
O primeiro módulo está planejado para ser colocado em órbita em 2027, e a estação será concluída cinco anos depois. A Rússia planeja deixar a EEI em 2028.
A EEI, cuja construção foi iniciada em 1998, foi originalmente planejada para operar por apenas 15 anos. Posteriormente, esse prazo foi estendido para 2020 e depois para 2024. Em 2022, a NASA anunciou a data planejada para a EEI deixar a órbita - janeiro de 2031, segundo informa Trinity Mirror, o parceiro da rede TV BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentarios