top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Estado divulga esquema de segurança para as eleições municipais

O Governo do Estado divulgou, nesta sexta-feira (4/10), o plano especial de segurança para as eleições municipais do próximo domingo (6/10). Uma Força-Tarefa vai reunir 25.567 profissionais de segurança, incluindo policiais civis e militares, bombeiros e agentes do programa Segurança Presente.

Foto: Carlos Magno / Governo do Estado do Rio

"Preparamos um grande esquema de segurança para garantir a tranquilidade durante as eleições no estado. Nossas forças de segurança estarão nas ruas, em vias expressas, nos modais de transporte e nos locais de votação garantindo a segurança de quem exerce o seu direito ao voto", afirmou o governador Cláudio Castro.


A Polícia Militar atuará com 22.667 policiais em ação e 505 viaturas, serão utilizadas três aeronaves e drones para monitoramento aéreo. A Operação Verão estará garantida durante o final de semana das eleições. A Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcóolicas no dia da votação, não será decretada, como acontece desde 1996.


Trabalho integrado


As polícias do Rio participaram de reuniões estratégicas com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para garantir a tranquilidade dos moradores durante as votações e a segurança das urnas.


"O Governo do Estado está disponibilizando todos os recursos necessários para que as eleições transcorram em clima de paz em todo o Estado do Rio. O esquema de segurança foi montado de forma integrada, inclusive com a Polícia Federal e as Forças Armadas", disse o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos.


Escolta das urnas e monitoramento


A segurança das urnas será garantida por escoltas de policiais militares que as conduzirão para os 4.947 locais de votação. Os agentes farão a segurança das seções eleitorais neste sábado (5/10) e no domingo (6/10), acompanhando a instalação das urnas.


O monitoramento da movimentação de eleitores ocorrerá em tempo real, tanto na capital quanto no interior, com suporte de quase 13 mil câmeras corporais acopladas aos uniformes dos policiais.


A Central de Operações, localizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vai coordenar as ações, recebendo imagens e dados de 263 mil dispositivos do programa 190 Integrado. Já no aplicativo 190 RJ será incluído o tópico “crimes eleitorais” na lista de tipos de ocorrências hospedadas no aplicativo.


Polícia Civil e reforço das Delegacias Especializadas


A Polícia Civil também estará presente com um contingente de 1.800 policiais, distribuídos em 183 delegacias, e órgãos de perícia. As Delegacias de Homicídios e as 14 Delegacias de Atendimento à Mulher estarão operando com equipes reforçadas. Todas as Delegacias de Polícia do Estado estarão com equipe completa, incluindo as três Delegacias de Homicídios (Capital, Baixada e Niterói/São Gonçalo/Itaboraí).


Comboios com 15 policiais civis das delegacias especializadas atuarão de forma proativa na Baixada Fluminense e na Zona Oeste, durante todo o pleito eleitoral, coibindo delitos e atuando junto à Subsecretaria de Inteligência.


Já a Subsecretaria de Inteligência está atuando de forma preventiva, com monitoramento de redes sociais, e outros métodos, para obter informações que previnam intercorrências.


Segurança Presente


O programa Segurança Presente, disponibilizará 413 policiais que estariam de folga, para a Polícia Militar. Os agentes ficarão em pontos estratégicos, focados no entorno dos locais de votação. As 42 bases do programa atuarão intensamente para garantir a segurança em áreas de maior circulação.


Corpo de Bombeiros


O Corpo de Bombeiros também fará parte da operação, com 1.100 bombeiros de prontidão. Além disso, 90 viaturas e duas embarcações estarão disponíveis para apoio às atividades dos cartórios eleitorais e da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro nos dias de pleito. Os veículos atuarão sob demanda, em locais, datas e horários definidos pela Administração do Tribunal Regional Eleitoral-RJ, sob ordens dos fiscais. Cerca de 10 mil militares farão a coordenação da operação.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page