top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Estado do Rio é recordista de indicações ao World Travel Awards

O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de indicações ao World Travel Awards América do Sul em 2023. A premiação, considerada o 'Oscar do Turismo' em âmbito internacional, contempla os destinos turísticos que mais se destacaram no último ano em diversas categorias do setor. O Rio de Janeiro aparece em 12 das 22 categorias com indicações brasileiras, figurando como destino protagonista entre os melhores do mundo.

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Entre as modalidades que entraram pela primeira vez na disputa está a que se refere ao melhor destino de viagem de negócios da América do Sul. O Estado, inclusive, apresentou uma ampliação de 490% do turismo de negócios, em 2022.


"O Rio de Janeiro recuperou sua credibilidade e, com isso, o turismo de negócios no Rio de Janeiro se destacou. Os investidores voltaram a olhar para o nosso estado. Também é importante destacar o investimento no turismo esportivo e na área de cultura, divulgando o nosso patrimônio cultural, que é conhecido no mundo inteiro", destaca o governador Cláudio Castro.


As indicações estão divididas entre as principais vertentes do turismo nos segmentos de aventura, praia, negócios, cruzeiros, eventos, cultura, gastronomia, entre outras. A votação está aberta no site World Travel Awards e vai até este domingo, dia 9 de julho de 2023, por votação popular.


"Nosso estado é a principal porta de entrada de turistas internacionais no Brasil. Ter esse reconhecimento mundial, de que o Rio de Janeiro é referência em diversos segmentos do turismo, comprova ainda mais o potencial que temos. Eu não canso de falar que o turismo é uma das principais fontes de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda para o nosso Estado. Seguiremos trabalhando para consolidar o Rio como principal destino do Brasil e um dos principais do mundo", explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.


Entre as várias indicações na América do Sul, os itens referentes ao melhor destino de viagem de negócios; melhor destino de reunião e conferências; melhor destino de festival e eventos; melhor destino de turismo esportivo; e melhor cidade cultural mostram que nem só de belezas naturais vive o Rio de Janeiro.

Divulgação / Governo do Estado do Rio


Na área do turismo esportivo, o Rio já recebeu esse ano o Rio Open, a Maratona do Rio e o Mundial de Surfe. Entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, o estado receberá o Pré-Olímpico masculino de vôlei, no Maracanãzinho. O Rio também vai receber uma etapa da Liga das Nações masculina e feminina em 2024 e o lançamento da candidatura à Copa do Mundo de vôlei de praia em 2025.


Na Cultura, vários editais movimentam o Rio de Janeiro, nas áreas de dança, teatro, música, artes visuais, literatura, festas populares, entre outros. Todos com o objetivo de movimentar e documentar a cultura no Rio de Janeiro, que tem um patrimônio cultural muito vasto e conhecido no mundo inteiro.


Como votar nas indicações do Rio de Janeiro


A votação no World Travel Awards é feita de forma popular e o indicado que obtiver o maior número de votos em uma categoria será nomeado o vencedor nesta edição que marca o 30º aniversário do evento. As categorias deste ano abrangem um amplo leque de opções, como aviação, atrações turísticas, aluguel de carros, cruzeiros, destinos, hotéis e resorts, reuniões e eventos, agências de viagens e operadoras de turismo.


Para colocar o Rio de Janeiro no topo do turismo mundial, o interessado deve acessar o site World Travel Awards e fazer seu cadastro. Após receber a confirmação no e-mail, entrar na opção “Nominados”, escolher a opção “América do Sul” e ir até a seção “Destinos”. A partir daí, basta escolher todas as cidades e atrativos fluminenses que estão concorrendo.


Após o encerramento da votação, o vencedor de cada categoria será convidado a participar da Cerimônia de Gala 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas, que acontecerá em 26 de agosto de 2023, no Sandals Grande St., a ilha mágica de Santa Lúcia, no Caribe.

Paraty / Pixabay

Conheça as categorias em que o Rio de Janeiro concorre


– Melhor Atração Turística da América do Sul 2023 (South America’s Leading Tourist Attraction 2023)


Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil


– Melhor Destino de Praia da América do Sul 2023 (South America’s Leading Beach Destination 2023)


Rio de Janeiro, Brasil

Fernando de Noronha, Brasil


– Melhor Destino de Viagem de Negócio da América do Sul 2023 (South America’s Leading Business Travel Destination 2023)


Rio de Janeiro, Brasil

São Paulo, Brasil


– Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana da América do Sul 2023 (South America’s Leading City Break Destination 2023)


Rio de Janeiro, Brasil

São Paulo, Brasil


– Melhor Destino de Cidade da América do Sul 2023 (South America’s Leading City Destination 2023)

Rio de Janeiro, Brasil


– Melhor Instituição de Turismo Municipal da América Latina 2023 (South America’s Leading City Tourist Board 2023)


Rio Convention & Visitors Bureau

São Paulo Convention & Visitors Bureau


– Melhor Cidade Cultural da América do Sul 2023 (South America’s Leading Cultural City Destination 2023)

Rio de Janeiro, Brasil

São Paulo, Brasil


– Melhor Destino de Festival e Eventos da América do Sul 2023 (South America’s Leading Festival & Event Destination 2023)


Rio de Janeiro, Brasil

São Paulo, Brasil


– Melhor Destino para Lua de Mel da América do Sul 2023 (South America’s Leading Honeymoon Destination 2023)


Paraty, Brasil

Rio de Janeiro, Brasil

Fernando de Noronha, Brasil


– Melhor Destino de Reunião e Conferências da América do Sul 2023 (South America’s Leading


Meetings & Conference Destination 2023)

Rio de Janeiro, Brasil

São Paulo, Brasil


– Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul 2023 (South America’s Leading Sports

Tourism Destination 2023)


Rio de Janeiro, Brasil

São Paulo, Brasil


– Destino Mais Romântico da América do Sul 2023 (South America’s Most Romantic Destination 2023)


Paraty, Brasil

Rio de Janeiro, Brasil

Fernando de Noronha, Brasil


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page