Estado do Rio vai distribuir 185 mil doses aos municípios


(Foto: Maurício Bazílio/Governo do RJ)

O governo do estado do Rio de Janeiro inicia nesta segunda-feira (25) a distribuição das 185 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford aos municípios fluminense, recebidas no sábado (23). O imunizante foi encaminhado pelo ministério para a Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, de onde será distribuído para os 92 municípios do estado.

"Uma grande operação foi montada para que todas as cidades possam dar início a essa nova fase da vacinação assim que receberem as doses e as recomendações técnicas da secretaria, oriundas do Ministério da Saúde", afirma nota do governo estadual.

Assim como as 487 mil doses da vacina Coronavac recebidas na semana passada, todas doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão distribuídas aos municípios em única remessa para aplicação imediata e destinadas ao público prioritário. A medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose da vacina de Oxford pode ser realizada em 90 dias após a primeira, diferentemente das vacinas Coronavac, que tiveram unidades guardadas para a segunda a dose dos primeiros vacinados, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

O público prioritário da primeira fase de vacinação são profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, população indígena aldeada e quilombolas.

Recomendações

A Secretaria estadual de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, enviou ofício aos municípios recomendando que as secretaria municipais de Saúde façam uma busca ativa para levantar casos de idosos e deficientes vivendo em instituições que não estejam cadastradas no Ministério da Saúde e, por isso, possam não ter recebido ainda doses da vacina Coronavac. O documento solicita ainda que os gestores municipais comuniquem à Subsecretaria de Vigilância em Saúde essas possíveis divergências para que possam ser solucionadas.

Balanço da vacinação

Até as 18h de sábado (23), 85 municípios registraram 89.237 pessoas imunizadas com a CovonaVac contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado.

Rio inicia vacinação na quarta

A Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense informou que vai receber 75 mil doses da vacina de Oxford e pretende começar a aplicação na próxima quarta-feira (27) em profissionais de saúde acima de 60 anos em clínicas da família e centros municipais de saúde. Segundo a SMS, a cidade do Rio já vacinou, até as 16h45 deste sábado (23), um total de 53.144 pessoas na etapa 1, com doses do imunizante CoronaVac.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle