top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Estado e parceiros enviam 9 toneladas de alimentos ao RS

O Governo do Estado do Rio de Janeiro intensifica seu apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Diversas secretarias estaduais lançaram campanhas de arrecadação e assistência, combinando esforços civis e logísticos para mitigar o impacto da tragédia.

"Diante da adversidade, nossa resposta é solidariedade. Unimos forças para ajudar nossos irmãos no Rio Grande do Sul, transformando compaixão em ação concreta. Espero de coração que nossa colaboração ajude no processo de recomeço dessas famílias que tanto precisam", destacou o governador Cláudio Castro.


O RioSolidario, instituição parceira do governo, em colaboração com as Secretaria de Governo, Ambiente e Sustentabilidade, Cultura e Fundação Leão XII, mobilizou até o momento a doação de 9 toneladas de alimentos e 36.147 itens emergenciais, incluindo materiais de higiene e 2 mil litros de água. O setor cultural contribui ativamente, organizando eventos e coletas de donativos em espaços culturais e promovendo ações artísticas para aumentar as contribuições. Os principais pontos de coleta são o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Centro Cultural João Nogueira.


A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a Secretaria de Estado de Educação também organizaram pontos de coleta e campanhas de conscientização. Em apoio às ações da Cruz Vermelha Brasileira, a SEEL-RJ disponibilizou o Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, para a entrega de donativos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Estão sendo aceitas doações de água mineral, calçados (adultos e crianças), fraldas, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas (adultos e crianças) e roupas de cama e banho.


Por parte da Seeduc-RJ, os colégios estaduais Raul Vidal, de Niterói; Edmundo Silva, de Araruama; e Dr. Feliciano Sodré, de São Pedro da Aldeia, estão realizando ações solidárias. O Grêmio do CIEP 176 Chico Mendes, em Duque de Caxias, também está empenhado em ajudar, com ações de arrecadação e conscientização, incluindo uma palestra para abordar sobre o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.


A Secretaria de Estado de Polícia Civil iniciou uma campanha solidária e arrecadou itens essenciais como água, alimentos não-perecíveis, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Esses itens são coletados em 11 pontos distribuídos pelo estado, com o envolvimento direto da comunidade e servidores de todos os setores da instituição.


Já a Secretaria de Estado de Polícia Militar, por meio do Comando de Operações Especiais, promoveu o transporte de mais de 20 toneladas de garrafas d’água doadas para o aeroporto do Galeão, com apoio de parcerias.


Auxílio de resgate


Além da mobilização de recursos, o auxílio se expande para as operações de resgate e assistência técnica. A Secretaria de Estado de Defesa Civil intensificou seu apoio com o envio de mais de 60 bombeiros militares, que estão equipados com embarcações e um helicóptero bimotor para operações noturnas. Até o momento, essas equipes realizaram cerca de 100 resgates de pessoas em situações de risco.


A Secretaria de Estado de Polícia Militar enviou 24 policiais especializados e equipamentos como barcos e motos aquáticas para auxiliar nas operações de resgate nas áreas mais atingidas. Este efetivo inclui membros do Comando de Policiamento Ambiental e do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate.


O Governo do Rio também enviou uma equipe com 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), da Secretaria de Estado de Polícia Civil, para o Rio Grande do Sul. Os policiais chegaram na tarde de domingo (05/05), a bordo do helicóptero AW169 da instituição. A aeronave bimotor, que opera por instrumentos inclusive à noite, tem capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos.


PONTOS DE ARRECADAÇÃO


Itens aceitos: alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, itens de cama, mesa e banho e ração para pets.


REGIÃO METROPOLITANA


- Theatro Municipal do Rio - Praça Floriano, S/N - Centro (Rio de Janeiro) - segunda a sexta-feira, das 10h às 18h;


- Imperator - Rua Dias da Cruz, 170, Méier (Rio de Janeiro) - todos os dias, das 13h às 20h;


- 5ª DP (Mem de Sá):

Avenida Gomes Freire, Nº 320, Centro, Rio de Janeiro


- 21ª DP (Bonsucesso):

Avenida dos Democráticos, Nº 1322, Bonsucesso, Rio de Janeiro


- Cidade da Polícia (Cidpol):

Avenida Dom Hélder Câmara, Nº 2066, Jacarezinho


- Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol):

Rua Frei Caneca, Nº 163, Centro, Rio de Janeiro


- Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande:

Estrada do Piai, Nº 1129, Guaratiba, Rio de Janeiro


- 76ª DP (Niterói):

Avenida Ernani do Amaral Peixoto, S/Nº, Centro, Niterói


- Complexo Esportivo Caio Martins - Rua Presidente Backer, S/N, Icaraí (Niterói) -

Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h


BAIXADA FLUMINENSE


-52ª DP (Nova Iguaçu):

Avenida Governador Amaral Peixoto, Nº 950, Centro, Nova Iguaçu


- 59ª DP (Duque de Caxias):

Rua General Dionísio, Nº 95, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias


INTERIOR


- 93ª DP (Volta Redonda):

Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, Nº 667, Aterrado, Volta Redonda


- 134ª DP (Campos dos Goytacazes):

Rua Barão de Miracema, Nº 231, Centro, Campos dos Goytacazes


- 105ª DP (Petrópolis):

Avenida Barão do Rio Branco, Nº 3099, Retiro, Petrópolis


- As bases do Segurança Presente também estão recebendo doações.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page