top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Estado inaugura Faetec em Nilópolis

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (18/4), uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Nilópolis, na Baixada Fluminense. A Unidade Professora Suely Araújo da Silva é a segunda do município e estava fechada desde 2017. A partir de junho, serão ofertadas quase 200 vagas nas áreas de beleza, informática e serviços de manutenção. Esta é a 17ª unidade da Faetec entregue à população nos últimos quatro anos, sendo 11 novos polos construídos e outros 6 reabertos, após passarem por reformas.

"Investir em educação e qualificação profissional é uma das nossas prioridades. Essa unidade da Faetec vai preparar os alunos para, no futuro, atuarem na região, alavancando a economia local, com potencial de crescimento", destacou o governador Cláudio Castro.


O polo recebeu um investimento de R$ 800 mil para obras de infraestrutura e modernização dos ambientes. A unidade possui cinco laboratórios, sendo eles de Elétrica, Maquiagem/Design de sobrancelhas, Barbeiro e dois de Informática, tendo também uma sala de multimídia e duas salas de aula.


"É de suma importância entregar mais uma unidade em Nilópolis. Trazer a educação e oportunidades para mais próximo da comunidade é o nosso principal objetivo. Tenho certeza que dessa unidade sairão profissionais capacitados e empregados", disse a presidente da Faetec, Caroline Alves.


Serão oferecidas capacitação profissional nos cursos de barbeiro, designer de sobrancelha, eletricista predial de baixa tensão, maquiagem, operador de computador e programador para dispositivos móveis. A Faetec possui mais de 48 mil alunos matriculados em unidades pertencentes à rede, em 124 unidades em todo o estado.


"Estamos trabalhando para entregar ensino e capacitação de qualidade. Uma unidade de ensino como a Faetec é capaz de mudar a vida das pessoas e vai transformar a realidade desse município. O conhecimento é algo valioso e que não pode ser retirado de nós", afirmou Mauro Azevedo, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Oportunidades para o futuro


Aluna da Faetec, a trancista Kauane de Oliveira, de 19 anos, sonha em estudar designer de sobrancelha.


"Estou no terceiro curso na Faetec, na área de eventos, mas gosto muito do setor da beleza. Eu já trabalho como trancista e pretendo fazer o curso de designer de sobrancelha, porque acho que me tornaria uma profissional mais completa. Como minha família não tem condições financeiras, aproveito as oportunidades de cursos gratuitos", contou a jovem.


De olho em ampliar as opções no mercado de trabalho, Carla Cabral, de 49 anos, faz planos para fazer o curso de barbeiro.


"Preciso abrir um leque de opções e profissões, por isso eu quero fazer o curso de barbeiro. Estou feliz com esta nova unidade da Faetec aqui em Nilópolis, porque o nosso município precisa de oportunidades, principalmente com cursos gratuitos", disse a aluna do 'garde manger', profissional responsável pela preparação dos pratos servidos frios.


Além dos cursos que serão oferecidos, uma unidade da Fundação da Leão XIII vai funcionar na Faetec Professora Suely Araújo da Silva, oferecendo serviços de isenção para segunda via da carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, além do atendimento e orientação para identificação civil de pessoas em situação de rua.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page