EUA e França apoiam proposta do Brasil de taxar super-ricos
Atualizado: 11 de jun.
Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, após se encontrarem em Paris para celebração do 80º aniversário do Dia D, emitiram um comunicado citando a proposta do Brasil de taxação de super-ricos apresentada no G20, em abril.
Macron recebeu Biden para uma visita de Estado onde discutiram medidas que os EUA e a Europa poderiam tomar para tornar as suas economias mais resilientes às importações chinesas.
Ao mesmo tempo, defenderam a proposta de taxação defendida pelo governo Lula no âmbito do G20.
"França e EUA saúdam a iniciativa da presidência brasileira do G20 para priorizar discussões sobre cooperação internacional em relação à taxação, e pretendem trabalhar para aumentar esforços com o objetivo de uma taxação progressiva e justa para indivíduos", afirmam os líderes no comunicado, citado pela Folha de São Paulo.
A defesa da taxação dos super-ricos vem sendo capitaneada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e se tornou um dos temas da presidência rotativa exercida pelo Brasil neste ano do G20. Segundo o próprio Haddad, a proposta já recebeu apoio de vários outros países.
Comments