top of page

EUA: redes sociais acusadas de lucrarem com fakes antivacinas


(Agência Brasil)

O congressista democrata norte-americano Adam Schiff exortou as grandes redes Amazon e Facebook a reforçarem a luta contra a desinformação relacionada com a vacinação da covid-19.

Em cartas enviadas para as empresas Amazon e Facebook nesta quinta-feira (9), o democrata as acusou de "lucrarem diretamente com o sensacionalismo da desinformação antivacinas", atribuindo-o ao algoritmo e ao sistema de recomendações.

Tais sistemas divulgam conteúdo (fake news) que afirma que as vacinas são ineficazes, contêm microchips e podem resultar em infertilidade entre as mulheres, segundo o congressista.

"Investigações recentes mostraram que o público antivacinas cresceu para 37,8 milhões de seguidores no Facebook e Instagram", escreveu Schiff, citando um relatório do Centro de Combate ao Ódio Digital (EUA).

A polêmica em torno da desinformação nas redes sociais e a forma como ela tem sido moderada se intensificou desde as últimas eleições presidenciais americanas, após as quais o anterior presidente dos EUA foi bloqueado nas principais plataformas.

Trump e muitos republicanos alegam que as redes sociais estão limitando a liberdade de expressão quando eliminam publicações relacionadas a reivindicações sem fundamento de fraude eleitoral.

Por sua vez, o presidente Biden e outros funcionários e legisladores norte-americanos reclamam, entre outras coisas, que as plataformas não tomam medidas suficientes para lutar contra as teorias de conspiração, incluindo a campanha antivacinas.

Pouco depois da chegada da nova administração dos EUA, representantes das principais plataformas de mídia social, incluindo Google, Facebook e Twitter, testemunharam em uma audiência no Congresso sobre desinformação, respondendo às acusações relacionadas à atividade descontrolada e à desinformação.


Fonte: Agência Sputnik

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page