top of page

EUA seguem comprando petróleo russo em países terceiros


(Foto: Sputnik/Aleksei Danichev)

Apesar das sanções, os EUA continuam comprando petróleo russo refinado em países terceiros, escreve The Wall Street Journal citando Lauri Myllyvirta, analista principal do Centro de Pesquisa para Energia e Ar Limpo.

A Europa acabou de introduzir restrições contra o petróleo da Rússia, mas os transportadores e refinarias estão colocando o petróleo no mercado ocultando as suas origens.

Acredita-se que alguns combustíveis sejam parcialmente fabricados a partir de óleo cru russo e que teriam sido levados para a Nova York e Nova Jersey, nos EUA, no mês passado.

Índia passou a ser um centro essencial para os fluxos de petróleo russo. As importações do país dispararam para 800.000 barris por dia desde o início do conflito na Ucrânia, em comparação com 30.000 barris diários importados antes, de acordo com a empresa de dados de mercados de commodities Kpler.

Uma refinaria que pertence à gigante energética indiana Reliance Industries Ltd. comprou sete vezes mais petróleo russo em maio, em comparação com os níveis antes do início da operação especial, o que passou a representar um quinto da sua compra total, segundo a empresa.

"O que provavelmente aconteceu foi que a Reliance comprou um carregamento de óleo cru russo, refinou-o e, em seguida, vendeu o produto no mercado de curto prazo, onde encontrou um comprador dos EUA", disse Myllyvirta.

"Parece que existe um comércio onde o petróleo russo é refinado na Índia e depois parte dele é vendido para os EUA", acrescentou especialista.

As exportações indianas de produtos petrolíferos refinados, reforçadas por suprimentos baratos russos, têm crescido acentuadamente nos últimos meses. As remessas diárias para a Europa aumentaram em um terço e em 43% para os EUA em uma base trimestral.

Anteriormente, o presidente dos EUA Joe Biden disse que o seu país cessou completamente de comprar recursos energéticos russos. Depois disso, ele afirmou que os EUA vão liberar um milhão de barris de petróleo por dia de suas reservas nos próximos seis meses.


Fonte: Agência Sputnik

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page