top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

EUA vetam pela 3ª vez resolução para cessar-fogo em Gaza


O governo dos Estados Unidos vetou, nesta terça-feira (20), pela terceira vez uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza.


A votação terminou com 13 votos a favor, uma abstenção (Reino Unido) e os Estados Unidos votando contra. A resolução, promovida em nome dos estados árabes pela Argélia, exigia um cessar-fogo imediato, a entrega de ajuda a toda a Faixa de Gaza, o cumprimento por parte de Israel das ordens do Tribunal Internacional de Justiça e que todas as partes respeitassem as suas obrigações ao abrigo do direito internacional.


A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que o projeto não alcançará uma paz duradoura, mas prolongará o cativeiro dos reféns detidos pelo Hamas.


"Qualquer ação que este Conselho tome deverá ajudar, e não dificultar, estas delicadas negociações em curso", disse a diplomata.


Por seu lado, o representante permanente da Rússia junto da ONU, Vasili Nebenzia, criticou a decisão da delegação norte-americana por usar, pela terceira vez, seu poder de veto para bloquear uma resolução de cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas..


"O verdadeiro objetivo de Washington não é alcançar a paz no Oriente Médio, tampouco proteger os civis, mas avançar sua agenda geopolítica, exigindo a qualquer custo que o seu aliado mais próximo da região seja protegido", disse Nebenzya.


Nebenzya classificou a resolução elaborada pela Argélia como "robusta" e "equilibrada".


A resolução também previa que todas as partes no conflito cumprissem "suas obrigações conforme o direito internacional", em particular em relação a todos os civis e reféns, além de exigir a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.


Com informações da Agência Sputnik

Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page