EUA vetam pela 3ª vez resolução para cessar-fogo em Gaza
O governo dos Estados Unidos vetou, nesta terça-feira (20), pela terceira vez uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza.
A votação terminou com 13 votos a favor, uma abstenção (Reino Unido) e os Estados Unidos votando contra. A resolução, promovida em nome dos estados árabes pela Argélia, exigia um cessar-fogo imediato, a entrega de ajuda a toda a Faixa de Gaza, o cumprimento por parte de Israel das ordens do Tribunal Internacional de Justiça e que todas as partes respeitassem as suas obrigações ao abrigo do direito internacional.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que o projeto não alcançará uma paz duradoura, mas prolongará o cativeiro dos reféns detidos pelo Hamas.
"Qualquer ação que este Conselho tome deverá ajudar, e não dificultar, estas delicadas negociações em curso", disse a diplomata.
Por seu lado, o representante permanente da Rússia junto da ONU, Vasili Nebenzia, criticou a decisão da delegação norte-americana por usar, pela terceira vez, seu poder de veto para bloquear uma resolução de cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas..
"O verdadeiro objetivo de Washington não é alcançar a paz no Oriente Médio, tampouco proteger os civis, mas avançar sua agenda geopolítica, exigindo a qualquer custo que o seu aliado mais próximo da região seja protegido", disse Nebenzya.
Nebenzya classificou a resolução elaborada pela Argélia como "robusta" e "equilibrada".
A resolução também previa que todas as partes no conflito cumprissem "suas obrigações conforme o direito internacional", em particular em relação a todos os civis e reféns, além de exigir a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.
Com informações da Agência Sputnik
Comments