top of page

Evento 'Saúde em Rede' debate prevenção ao suicídio

Niterói sedia na próxima segunda (25/9) um evento dedicado à promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio. Organizado pela Rede de Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS Niterói), o encontro "Saúde em Rede" acontecerá às 14h, no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, e traz como tema "RAPS: território, cuidado e produção de saúde".

Divulgação

O evento reunirá profissionais da área de saúde para discutir a importância da produção de cuidado e vida no território. Entre os convidados estão Magda Chagas, enfermeira e professora da UFF; Joyce Pereira dos Santos Muniz, enfermeira do Módulo do Médico de Família do Sapê; Edriana Leandro dos Reis, Agente Comunitária de Saúde do Módulo de Médico de Família do Caramujo; e Geiza Carla e Clara Lopes, Acompanhantes Territoriais do CAPSi Monteiro Lobato.


A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, aponta que a humanização no atendimento é um diferencial.


“O mês de setembro é um período em que as equipes se dedicam a divulgar ações de promoção do estímulo à prática dos fatores protetivos à vida. Essa é umas das formas de valorizar o serviço humanizado na ponta, para todos aqueles que precisam da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, declarou a secretária.


Após o debate e um espaço para perguntas da plateia, o público será convidado a assistir à peça "Autorretrato", um monólogo inédito de autoria de Carrique Vieira, com direção de Sílvia Carvalho. O espetáculo foi aprovado pelo edital Saúde e Cultura, uma parceria das Secretarias de Saúde e das Culturas de Niterói.


Eduardo Gomes, gerente de Atenção Psicossocial da FeSaúde, destaca o valor da RAPS na rede de cuidados de saúde mental.


“A atividade Saúde em Rede nos lembra que a Rede de Atenção Psicossocial é um importante ponto de cuidado às pessoas de sofrimento psíquico, sobretudo nos casos de planejamento, ideação e tentativa de suicídio. Os Centros de Atenção Psicossociais são os primeiros dispositivos a prestar assistência e, por isso, é fundamental a dimensão do território, para estarem próximos às pessoas que necessitam de assistência e cuidado em saúde mental", explica o gerente.


O evento é gratuito e aberto ao público, representando uma oportunidade única para todos interessados em saúde pública e bem-estar social.


Serviço:


"Saúde em Rede"

Data: 25 de setembro (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) - R. Dr. Celestino, 74, Centro


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page