Eventos chamam atenção para a luta das pessoas com deficiência

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Acessibilidade, está organizado uma série de eventos em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/9) e o Dia Nacional do Surdo (26/9). A programação envolve rodas de conversa, trilhas no Parque da Cidade e ação com participação do atleta paralímpico Clodoaldo Silva.

Agência Senado

De acordo com a secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, a importância das datas está na união de todas as associações em favor das pessoas com deficiência, pela luta pelo mesmo tema.


“Essas datas foram criadas para que todas as associações de pessoas com deficiência no Brasil inteiro pudessem reivindicar suas questões juntas. Esperamos sempre estarmos juntos em todos os seguimentos para que podermos conquistar uma cidadania mais plena para todos nós”, conta Tânia, que é cadeirante e fundadora da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), uma das maiores associações da América Latina.


Nesta quarta (21/9), às 19h, a Secretaria de Acessibilidade, em parceria com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), participará do evento Vaga Viva Happy Hour, no Trevo de Piratininga. Na quinta (22/9), está programada uma ação no Parque da Cidade com a secretária Tania Rodrigues e o atleta paralímpico Clodoaldo Silva. No sábado (24/9), às 9h30, a programação envolve a trilha Ecotur sem Barreiras, no Parque da Cidade. Já na segunda (26/9), o Parque Natural Municipal de Niterói (ParNit) programou uma atividade que envolverá a comunidade surda no replantio na Estrada do Maceió.


Sobre as datas - O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Oficialmente, a data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada extraoficialmente desde 1982. O objetivo da data é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.


O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é celebrado em 22 de setembro. A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. O objetivo é pôr em evidência todas as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelos esportistas brasileiros com deficiência.


O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif
Toda Palavra 077 - páginas centrais.jpg

Leia a versão digital da edição impressa do TP