top of page

Exército doa 21 blindados fora de uso para Uruguai


O Brasil enviou ao Uruguai 21 blindados de combate – dez canhões M-108 autopropelidos e mais 11 veículos EE-11 Urutu, de transporte de tropas. O envio, feito na quarta-feira (7), não foi uma venda, mas uma doação.


Os blindados foram desmobilizados das frotas de sete diferentes bases militares do Rio Grande do Sul. Um grupo de 13 instrutores da Força terrestre uruguaia recebeu treinamento no Comando Militar do Sul (CMS) para operar e manter os canhões e os couraçados.


A doação acontece uma vez que o Exército Brasileiro está substituindo o mesmo tipo de equipamento por versões mais modernas e foi repassado ao Exército Nacional do Uruguai no estado em que se encontra, sem ajustes ou adequações. As despesas de entrega serão custeadas pelo comando do Exército Brasileiro. 


Neste momento, o Exército Brasileiro tenta formalizar a compra de 98 blindados italianos 8x8 Centauro II. O contrato, estimado em R$ 5 bilhões, seria assinado há três dias, mas a iniciativa foi suspensa pela Justiça Federal.


Na decisão, ao suspender a compra dos 98 blindados italianos, o desembargador federal Wilson Alves de Souza, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), afirma que não há qualquer necessidade de equipamentos bélicos ao país neste momento.


"Ao que consta a todos, a única guerra que se está a enfrentar nesse momento é a travada contra a Covid-19, que permanece e recrudesce no atual momento – e isso também é fato público e notório, a exigir mais investimentos em lugar de cortes, exatamente na área da saúde", afirmou.


"Evidente a falta de razoabilidade, desvio de finalidade, ilegalidade e até mesmo de elementar bom senso, pois outra classificação não há quando ao mesmo tempo em que se faz cortes de verbas da educação e da saúde por falta de dinheiro, se pretende comprar armas em tempos de paz", acrescentou.


Segundo o UOL, os canhões M-108 entregues ao Uruguai são norte-americanos de cerca de 50 anos. Robustos e grandes, os obuseiros usam munição 105 mm para atingir alvos a 11 km de distância e pesam 11,5 toneladas. Dentro há poucos recursos eletrônicos e a capacidade destes blindados é de cinco pessoas.



300x250px.gif
728x90px.gif