Ex-deputado e filho presos por esquema de rachadinha
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Ex-deputado e filho presos por esquema de rachadinha


Ex-deputado estadual Silas Bento (PSL) e o filho, Vanderson Bento (PTB), foram presos por rachadinha (Reprodução)

Ex-deputado estadual Silas Bento (PSL-RJ) e o filho dele, Vanderson Bento (PTB), candidato a vereador por Cabo Frio, foram presos nesta sexta-feira (23) em operação do Ministério Público do Rio (MP-RJ), acusados de um esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Ambos foram presos em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Silas Bento é o primeiro parlamentar preso acusado de participar de esquema de rachadinha. Seu caso não faz parte da mesma investigação que envolve o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) da época que ele era deputado estadual e que tem o ex-assessor da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz, acusado de ser o operador do esquema.

Segundo a denúncia do MP, Silas Bento embolsou a maior parte do salário de uma servidora por dois anos. Ele se tornou réu por associação criminosa, peculato, extorsão e lavagem de dinheiro - acusações idênticas as que pesam contra Flávio no inquérito originário de Relatório de Investigação Fiscal da Coaf. Vanderson é réu pelos mesmos crimes, exceto lavagem de dinheiro.

Fantasma

O MP-RJ aponta que Taíssa Saldanha Alves, que admitiu ser funcionária-fantasma era obrigada a devolver parte do salário e ainda sofria ameaça na hora de entregar o dinheiro, que era arrecadado por Vanderson.

Em dois anos, Taíssa recebeu cerca de R$ 250 mil de salário e devolveu 80% ao deputado no esquema de rachadinha. Ela também é ré por associação criminosa e peculato, e terá de comparecer mensalmente ao juízo e não manter contato com o ex-deputado e o filho dele.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page