top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Ex-presidente da Bolívia Evo Morales sofre atentado a tiros; veja vídeo


Marcas de tiros no para-brisa do carro em que o ex-presidente boliviano Evo Morales viajava (Reprodução)

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales foi vítima de um atentado na manhã deste domingo (27), enquanto o carro em que viajava na estrada foi alvejado por vários tiros. O próprio Evo Morales compartilhou um vídeo nas redes sociais que mostra o carro onde estava sendo alvejado. A imagens mostram Morales ao lado do motorista - que tinha marca de sangue na cabeça - e pelo menos dois buracos de bala no para-brisa. Ao telefone, o ex-presidente faz um apelo urgente: “Estão atirando em nós, estão nos detendo, rapidamente, mobilizem-se”, disse. Segundo uma rádio local, o veículo foi atingido por 14 tiros, deixando o motorista ferido com marcas de sangue na cabeça e no peito.  Morales escreveu que o atual governo era o culpado.


Esse episódio ocorre em meio a uma onda de protestos liderada por camponeses simpatizantes de Morales, que bloqueiam estradas estratégicas para impedir sua provável prisão. Morales é investigado por suspeita de abuso de menor, uma acusação que ele rejeita e afirma ser uma “mentira arquivada em 2020”. Os bloqueios, que já duram cerca de duas semanas, paralisaram o país, afetando o abastecimento de combustíveis e elevando os preços dos produtos básicos, agravando a crise econômica que a Bolívia enfrenta.

Em uma entrevista de rádio após o incidente, Morales disse, segundo a Reuters, que dois veículos o interceptaram na estrada e atiraram em seu carro, alegando que uma bala passou a "centímetros" de sua cabeça.


"Não sei se eram soldados ou policiais", afirmou Morales.


"O carro em que cheguei levou 14 tiros. Me surpreenderam. Felizmente, hoje, salvamos nossas vidas (...). Os que atiraram estavam encapuzados (...). Isto foi planejado, era para matar Evo", disse em uma entrevista à rádio Kawsachun Coca.


"Como todos os domingos, íamos para Lauca Ñ, para realizar o nosso programa dominical, quando nas portas da novena fomos cruzados por dois veículos, aparentemente Tundras, dos quais saíram 4 policiais encapuzados e vestidos de preto com armas nas mãos. Saíram e começaram a atirar", escreveu Evo Morales, em publicação no facebook.


O presidente da Bolívia, Luís Arce, disse ter pedido uma investigação "imediata e minuciosa" sobre o ataque. Em uma publicação na rede X, ele ainda afirmou que "qualquer prática violenta na política deve ser condenada e esclarecida".

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page