Exercício militar: foguete do Exército cai em plantação de soja


(Foto: Isac Nóbrega/Palácio do Planalto)

Durante um exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos na quarta-feira (11), segundo informou o Exército, um foguete lançado da base do Exército em Formosa (GO), no entorno de Brasília, se desviou de sua rota e caiu em uma plantação de soja próxima. Não houve vítimas ou maiores danos materiais. Porém, para o deputado José Nelton (PP-GO), trata-se de um incidente "muito grave" e convocou o ministro da Defesa e o comandante do Exército para darem explicações ao Congresso sobre o incidente. As informações são do Globo.

"Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto onde constatou não haver vítimas ou danos materiais. O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança", diz trecho da nota do Comando Militar do Planalto.

Em discurso na Câmara, o deputado José Nelton disse que convidaria o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, para dar as devidas explicações ao Congresso.

"Foi lançado [o foguete] e mudou o trajeto dele, caindo perto da cidade, numa plantação de soja. Isso é muito grave. Diante deste grave incidente, eu estarei convidando o ministro da Defesa, convidando também o general do Exército, o comandante do Exército brasileiro e o comandante do Forte de Santa Bárbara para comparecer no plenário ou na comissão para dar as devidas explicações para este Congresso Nacional [...].", afirmou o deputado do Partido Progressista, legenda aliada do governo Jair Bolsonaro (PL), no Congresso Nacional.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg