Exposição apresenta releitura de Guernica, de Picasso
- Mehane Albuquerque
- 27 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
O médico e pesquisador Mauro Romero Leal Passos, curador da exposição "Sífilis: precisamos falar mais, sem preconceitos", apresenta uma releitura do famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica, intitulada de "GuerniGênita". A proposta artística do curador é trazer à tona as inquietantes estatísticas de sífilis congênita, especialmente óbitos, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

A obra original de Picasso, Guernica, foi pintada em 1937 como uma reação à destruição da cidade basca de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura é uma crítica à violência e à crueldade da guerra e representa a dor e a angústia do povo espanhol.
Da mesma forma, "GuerniGênita" é uma obra forte e impactante, que chama a atenção do público para a gravidade da situação da sífilis congênita no Brasil. A obra de Mauro Romero apresenta imagens impactantes e traz à tona a importância de se discutir e combater a doença sem preconceitos.
A proposta artística do curador é convidar o público a refletir sobre a realidade da sífilis congênita no país, levantando questionamentos sobre como podemos mudar essa situação. A exposição é uma oportunidade de conscientização e mobilização para combater essa doença que afeta tantas crianças e famílias brasileiras.
A exposição acontece no novo espaço cultural da Associação Médica Fluminense – AMF (Sala Waldenir de Bragança), na avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o espaço está aberto para visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h.
Comments