Exposição com obras de pacientes do HPJ é prorrogada
A exposição “As Artes e os seus destinos” estreou em dezembro no Museu Janete Costa de Arte Popular, que reabre após recesso de fim de ano na próxima segunda-feira (8/1). A mostra foi prorrogada até o próximo dia 28 de janeiro e apresenta ao público obras realizadas nas Oficinas de Artes Colagistas, por pacientes do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), durante o segundo semestre de 2023. Os trabalhos revelam o talento artístico dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Niterói.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider destacou a relevância do projeto:
“É muito importante para essas pessoas ver o seu trabalho artístico em evidência e sendo reconhecido pelo público. Esse é um importante passo no processo de integração e socialização dos usuários da saúde mental, tendo acesso não só à saúde, mas também à cultura e bem-estar”, enfatizou.
O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, fez questão de valorizar a parceria entre as secretarias nesse processo.
“Através dessa interlocução das artes com a saúde. Principalmente essa atenção psicossocial, você tem o HPJ que é uma referência para todos nós e você tem também a UFF envolvida nesse processo, pra gente é muito grandioso e muito valioso”, avalia.
Sérgio Bezz, diretor do HPJ, explicou que a exposição faz parte do trabalho de acolhimento que o hospital faz e que permite a possibilidade dos pacientes, que muitas vivem no seu mundo particular e subjetivo, criarem através da música, literatura, teatro ou aqui neste caso, o das artes.
“Esses pacientes a partir da sua produção passam a ter um pertencimento a um campo da cultura e das artes como artistas efetivamente, isso pode gerar para muitos deles uma função de existência que é fundamental. Há todo um argumento em torno dessa exposição que é a relação dos pacientes com a comunidade, este campo intersetorial que a gente trabalha é parte do próprio conceito da saúde que não fica mais restrito a abordagem da doença, mas sim como um conceito que é multifatorial e que implica com fatores da cultura, moradia, educação, o cuidado com o corpo e também essa via das artes. Isso tudo é saúde”, explica.
A exposição foi organizada pelo Laboratório das Artes, uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Assessoria Cultural do HPJ, coordenado pela psicóloga Clara Lobo.
“Ela traz obras, invenções e relatos de processos artísticos daquelas e daqueles que têm suas vidas marcadas tanto pelos serviços de saúde mental, quanto pelos encontros com a arte. Entendendo a arte como gesto e como resto capaz de instaurar processos materiais e imateriais a partir do ordinário e do extraordinário do cotidiano”, afirma.
Serviço:
Mostra 'As Artes e Seus Destinos'
Visitação: até 28 de janeiro de 2024
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Classificação: livre
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 – São Domingos, Niterói
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Comments