Fórum Econômico debate desenvolvimento do Extremo Oriente
Entre 3 e 6 de setembro de 2024, o Fórum Econômico Oriental (FEO) será realizado em Vladivostok, no Extremo Oriente russo. O evento está sendo organizado pela Fundação Roscongress, e a rede TV BRICS atua como parceira de mídia. Neste ano, o tema principal do fórum é "Extremo Oriente: 2030". As questões centrais para os convidados e participantes serão o desenvolvimento do Extremo Oriente russo e sua integração no espaço econômico da região Ásia-Pacífico (APAC).
"Os convidados do fórum terão a oportunidade de discutir a visão de futuro para o Extremo Oriente e identificar novas direções para seu desenvolvimento. O programa de 2024 inclui cerca de 100 eventos empresariais cobrindo uma ampla gama de temas, que abordam o desenvolvimento das tecnologias e a mudança na estrutura da economia global", frisou Anton Kobyakov, assessor do presidente da Rússia.
O vice-primeiro-ministro e representante do presidente russo no Distrito Federal do Extremo Oriente, Yuri Trutnev, destaca o papel do FEO como uma plataforma para a formulação de medidas de apoio à região, como territórios de desenvolvimento acelerado, o Porto Livre de Vladivostok, o "Hectare do Extremo Oriente" e muitas outras iniciativas.
"O FEO se tornou uma das ferramentas para o desenvolvimento da macrorregião do Extremo Oriente. Políticos, representantes do mundo empresarial da Rússia e de dezenas de outros países já sabem bem que as questões mais importantes sobre o desenvolvimento do Extremo Oriente e de toda a região Ásia-Pacífico são discutidas no encontro. Hoje, o mundo atravessa uma fase complexa de desenvolvimento, com uma nova estrutura de relações internacionais se formando. O fórum está se tornando uma plataforma para fortalecer os laços internacionais", afirmou Trutnev.
Segundo ele, o crescente papel do FEO também está alinhado com as prioridades da política externa da Rússia, para a qual a região Ásia-Pacífico está se tornando uma das direções-chave.
O programa empresarial do fórum é dividido em blocos temáticos, alinhados com as principais tendências socioeconômicas, relevantes tanto para a Rússia quanto para seus parceiros na APAC e em outras regiões do mundo.
Nos eventos do bloco "Novos Contornos da Cooperação Internacional", será discutida a parceria multilateral no âmbito do BRICS, da OCX e da União Econômica Eurasiática. Entre os temas principais estão a transição energética, o desenvolvimento da moeda digital e a modernização de infraestruturas.
As inovações serão tema de uma seção separada intitulada "Tecnologias da Independência". Estão previstas discussões sobre segurança cibernética, robótica e a indústria de novos materiais. Outro importante segmento, "Sistema Financeiro de Valores", será dedicado à proteção da propriedade intelectual e à arbitragem comercial na APAC.
Outras partes do fórum são dedicadas principalmente a temas internos da Rússia. No bloco "Rússia do Extremo Oriente", será discutido o desenvolvimento do Extremo Oriente, incluindo as áreas de agricultura, turismo, pequenas empresas e pesca. O apoio à juventude e o desenvolvimento do capital humano estão incluídos no programa "Pessoas, Educação e Patriotismo".
Por sua vez, o segmento "Planos-Mestre: Da Arquitetura à Economia" é dedicado a ferramentas para o desenvolvimento abrangente de territórios. A modernização da infraestrutura do Extremo Oriente será discutida no bloco "Transporte e Logística: Novas Rotas". Atenção especial será dada ao desenvolvimento da Rota do Mar do Norte e à aviação regional.
O FEO 2024 será não apenas uma plataforma de discussão, mas também um espaço para encontros empresariais entre empresários russos e seus colegas da China, Índia e países da ASEAN. Além disso, estão previstos eventos dedicados à cooperação em organizações internacionais e agrupamentos, incluindo o Fórum de Inovações Criativas dos países BRICS e a Conferência Internacional da APEC sobre Cooperação na Educação Superior.
Para os participantes e convidados do FEO, também foram preparadas programas culturais e esportivos, apresentados pelo Fórum Internacional "Dia do Falcão", pela exposição "Rua do Extremo Oriente" e pelos Jogos Esportivos do fórum.
O Fórum Econômico Oriental é realizado regularmente desde 2015. Em 2023, o FEO contou com a participação de 2.400 representantes empresariais de 62 países.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários