top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Fórum em Moscou reconhece a grave turbulência mundial


O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, discursa no último dia do fórum / Divulgação IMEMO

Moscou - Terminou na noite da última quarta-feira a edição comemorativa do 10° aniversário do Fórum Internacional de Leituras Científicas e Especialistas de Primakov, realizado em

nos dias 25 e 26 de junho, no World Trade Center, na capital da Rússia. Mais de 50 importantes especialistas de 30 países nas áreas de política, economia e segurança mundiais compareceram para discutir a Rússia num contexto global.


Durante os dois dias do evento, os especialistas discutiram uma ampla gama de temas relacionados com questões de segurança global: o papel dos BRICS na nova arquitetura mundial, vetores de interação na região da Eurásia, questões de controle de armas e a crise ucraniana. Os participantes reconheceram que hoje o mundo entrou numa fase de grave turbulência internacional, onde o diálogo sobre o controle de armas está praticamente paralisado e o projeto de segurança euro-atlântico acabou por não ser concretizado. Nestas circunstâncias, moldando os contornos de um novo tipo de segurança colectiva, a segurança da Eurásia tornou-se uma questão aguda.


Uma sessão separada foi dedicada ao 95º aniversário do nascimento de Evgeny Maksimovich Primakov. Especialistas que conheceram pessoalmente o acadêmico compartilharam suas lembranças dele e refletiram sobre a importância de seu legado para o século XXI. Entre eles estavam Anatoly Torkunov, Reitor da Universidade MGIMO, Mikhail Zadornov, Ministro das Finanças da Rússia (1997-99), Sergey Katyrin, Presidente do Conselho, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria, e Svetlana Sharenkova, Presidente da Fórum Bulgária-Rússia.


Segundo a tradição, o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, dirigiu-se ao Fórum. O chefe da diplomacia russa forneceu uma análise detalhada sobre a actual situação internacional, delineou a abordagem da Rússia aos principais problemas globais e regionais, bem como enfatizou a importância do legado intelectual de Evgeny Primakov para moldar o rumo da política externa do país.


"A situação atual no cenário mundial confirma plenamente a razão de Evgeny Primakov. Diante dos nossos olhos, assistimos à formação dos contornos de uma arquitetura mais justa, multipolar e policêntrica. Este processo objectivo foi significativamente acelerado desde o início da operação militar especial na Ucrânia em 2022. No cerne da formação da multipolaridade está o desejo das nações de garantir os seus direitos, de reconhecer a diversidade cultural e civilizacional do mundo moderno. Isto é impulsionado pelas tendências de fortalecimento das posições económicas e geopolíticas dos estados do Sul Global e do Leste Global, bem como da maioria Global em geral", sublinhou o Ministro.


O vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexey Overchuk, também falou na sessão especial, onde examinou mais de perto a importância da integração da Eurásia. O especialista expressou confiança de que a EAEU é capaz de se tornar um centro poderoso e auto-suficiente de um mundo multipolar, proporcionando aos estados membros oportunidades de crescimento económico através do desenvolvimento do potencial de exportação e do acesso a novos mercados.


O fórum foi concluído com uma discussão sobre a importância da cultura nas relações internacionais, com a participação de Mikhail Shvydkoy, Representante Presidencial Especial da Rússia para a Cooperação Cultural Internacional; Feng Litao, Ministro-Conselheiro para a Cultura da Embaixada da China na Rússia; Mikhail Piotrovsky, Diretor Geral do Museu Estatal Hermitage; e Jyoti Malhotra, editora-chefe do jornal The Tribune da Índia.


"Pertencer à cultura mundial não é apenas uma coisa filosófica, é uma receita para a salvação. Você pode fazer o que quiser com a sua própria cultura, mas não pode fazer o mesmo com a cultura mundial. A cultura russa não pode ser cancelada, não porque é tão bom, mas porque se tornou parte da cultura mundial", enfatizou Mikhail Piotrovsky.


As Leituras de Aniversário de Primakov acolheram mais de 1.000 representantes da comunidade científica e especializada russa e estrangeira, autoridades governamentais, círculos políticos e empresariais. Entre os participantes estavam os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da Índia, Turquia, Egito, Síria, Bangladesh, Armênia, Quirguistão, Turcomenistão, Cazaquistão, África do Sul, Finlândia, Omã e Sérvia, além de Conselheiros e representantes das Embaixadas do Brasil, Argentina, França, Bielorrússia, Cuba, República da Coreia e Nigéria. Mais de 170 jornalistas da mídia federal, regional e internacional cobriram o evento.


Sobre o Fórum de Leituras Primakov


O Fórum Internacional de Leituras de Especialistas Primakov é uma plataforma de discussão anual para abordar questões de economia, política e segurança mundiais, que reúne os principais representantes de centros de pesquisa e grupos de reflexão russos e estrangeiros. O Fórum foi realizado pela primeira vez em 2015 e recebeu o nome de Evgeny Maksimovich Primakov, um estudioso e estadista russo que serviu como primeiro-ministro da Rússia (1998-1999).

Um participante permanente da conferência é o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov. Em anos diferentes, o Fórum recebeu o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, a Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal Russa, Valentina Matviyenko, e outras autoridades russas. Entre os participantes estrangeiros, o Fórum acolheu Alexander Kwasniewski, Presidente da Polónia (1995-2005), Wolfgang Schüssel, Chanceler Federal da Áustria (2000-2007), Javier Solana, Secretário-Geral da NATO (1995-1999), e outros representantes internacionais de alto escalão. representantes. Em 2017, no âmbito do Fórum, foi realizada uma sessão especial com a participação do ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger.

Os organizadores do evento são o Instituto Primakov de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências, o Centro Primakov de Cooperação Internacional, o World Trade Center Moscou e a Câmara de Comércio e Indústria da Rússia.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page