top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Fórum em Moscou reconhece a grave turbulência mundial


O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, discursa no último dia do fórum / Divulgação IMEMO

Moscou - Terminou na noite da última quarta-feira a edição comemorativa do 10° aniversário do Fórum Internacional de Leituras Científicas e Especialistas de Primakov, realizado em

nos dias 25 e 26 de junho, no World Trade Center, na capital da Rússia. Mais de 50 importantes especialistas de 30 países nas áreas de política, economia e segurança mundiais compareceram para discutir a Rússia num contexto global.


Durante os dois dias do evento, os especialistas discutiram uma ampla gama de temas relacionados com questões de segurança global: o papel dos BRICS na nova arquitetura mundial, vetores de interação na região da Eurásia, questões de controle de armas e a crise ucraniana. Os participantes reconheceram que hoje o mundo entrou numa fase de grave turbulência internacional, onde o diálogo sobre o controle de armas está praticamente paralisado e o projeto de segurança euro-atlântico acabou por não ser concretizado. Nestas circunstâncias, moldando os contornos de um novo tipo de segurança colectiva, a segurança da Eurásia tornou-se uma questão aguda.


Uma sessão separada foi dedicada ao 95º aniversário do nascimento de Evgeny Maksimovich Primakov. Especialistas que conheceram pessoalmente o acadêmico compartilharam suas lembranças dele e refletiram sobre a importância de seu legado para o século XXI. Entre eles estavam Anatoly Torkunov, Reitor da Universidade MGIMO, Mikhail Zadornov, Ministro das Finanças da Rússia (1997-99), Sergey Katyrin, Presidente do Conselho, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria, e Svetlana Sharenkova, Presidente da Fórum Bulgária-Rússia.


Segundo a tradição, o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, dirigiu-se ao Fórum. O chefe da diplomacia russa forneceu uma análise detalhada sobre a actual situação internacional, delineou a abordagem da Rússia aos principais problemas globais e regionais, bem como enfatizou a importância do legado intelectual de Evgeny Primakov para moldar o rumo da política externa do país.


"A situação atual no cenário mundial confirma plenamente a razão de Evgeny Primakov. Diante dos nossos olhos, assistimos à formação dos contornos de uma arquitetura mais justa, multipolar e policêntrica. Este processo objectivo foi significativamente acelerado desde o início da operação militar especial na Ucrânia em 2022. No cerne da formação da multipolaridade está o desejo das nações de garantir os seus direitos, de reconhecer a diversidade cultural e civilizacional do mundo moderno. Isto é impulsionado pelas tendências de fortalecimento das posições económicas e geopolíticas dos estados do Sul Global e do Leste Global, bem como da maioria Global em geral", sublinhou o Ministro.


O vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexey Overchuk, também falou na sessão especial, onde examinou mais de perto a importância da integração da Eurásia. O especialista expressou confiança de que a EAEU é capaz de se tornar um centro poderoso e auto-suficiente de um mundo multipolar, proporcionando aos estados membros oportunidades de crescimento económico através do desenvolvimento do potencial de exportação e do acesso a novos mercados.


O fórum foi concluído com uma discussão sobre a importância da cultura nas relações internacionais, com a participação de Mikhail Shvydkoy, Representante Presidencial Especial da Rússia para a Cooperação Cultural Internacional; Feng Litao, Ministro-Conselheiro para a Cultura da Embaixada da China na Rússia; Mikhail Piotrovsky, Diretor Geral do Museu Estatal Hermitage; e Jyoti Malhotra, editora-chefe do jornal The Tribune da Índia.


"Pertencer à cultura mundial não é apenas uma coisa filosófica, é uma receita para a salvação. Você pode fazer o que quiser com a sua própria cultura, mas não pode fazer o mesmo com a cultura mundial. A cultura russa não pode ser cancelada, não porque é tão bom, mas porque se tornou parte da cultura mundial", enfatizou Mikhail Piotrovsky.


As Leituras de Aniversário de Primakov acolheram mais de 1.000 representantes da comunidade científica e especializada russa e estrangeira, autoridades governamentais, círculos políticos e empresariais. Entre os participantes estavam os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da Índia, Turquia, Egito, Síria, Bangladesh, Armênia, Quirguistão, Turcomenistão, Cazaquistão, África do Sul, Finlândia, Omã e Sérvia, além de Conselheiros e representantes das Embaixadas do Brasil, Argentina, França, Bielorrússia, Cuba, República da Coreia e Nigéria. Mais de 170 jornalistas da mídia federal, regional e internacional cobriram o evento.


Sobre o Fórum de Leituras Primakov


O Fórum Internacional de Leituras de Especialistas Primakov é uma plataforma de discussão anual para abordar questões de economia, política e segurança mundiais, que reúne os principais representantes de centros de pesquisa e grupos de reflexão russos e estrangeiros. O Fórum foi realizado pela primeira vez em 2015 e recebeu o nome de Evgeny Maksimovich Primakov, um estudioso e estadista russo que serviu como primeiro-ministro da Rússia (1998-1999).

Um participante permanente da conferência é o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov. Em anos diferentes, o Fórum recebeu o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, a Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal Russa, Valentina Matviyenko, e outras autoridades russas. Entre os participantes estrangeiros, o Fórum acolheu Alexander Kwasniewski, Presidente da Polónia (1995-2005), Wolfgang Schüssel, Chanceler Federal da Áustria (2000-2007), Javier Solana, Secretário-Geral da NATO (1995-1999), e outros representantes internacionais de alto escalão. representantes. Em 2017, no âmbito do Fórum, foi realizada uma sessão especial com a participação do ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger.

Os organizadores do evento são o Instituto Primakov de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências, o Centro Primakov de Cooperação Internacional, o World Trade Center Moscou e a Câmara de Comércio e Indústria da Rússia.

Yorumlar


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page