Fórum Internacional de IT debate mundo digital na Rússia
Delegações de dezenas de países chegaram à cidade russa de Khanty-Mansiysk para o XV Fórum Internacional de IT com a participação dos países do BRICS e da OCX. A TV BRICS é a parceira de mídia internacional do evento. O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, fez um discurso de boas-vindas na cerimônia de abertura do fórum. Ele falou sobre os projetos relativos à cooperação interestadual na esfera digital.
"Em maio de 2024, por iniciativa da Rússia, foi criado um registro intergovernamental global de pontos de contato. Essa medida foi projetada para facilitar a comunicação direta por meio de autoridades competentes em caso de ataques a computadores. Espera-se que um mecanismo semelhante seja lançado no âmbito do BRICS em um futuro próximo", disse Lavrov.
Na discussão plenária “Confiança no mundo digital”, que abriu o fórum, os participantes discutiram as questões de cooperação interestadual na era do desenvolvimento tecnológico, incluindo a criação de plataformas digitais em setores-chave da economia.
O embaixador de Angola na Rússia, Augusto da Silva Cunha, disse que a república coopera com o lado russo em várias áreas: mineração, energia, agricultura, educação e exploração espacial.
"Por exemplo, a Rússia e Angola lançaram o satélite "AngoSat-2". No futuro, há planos para discutir o treinamento conjunto no setor espacial. Muitos técnicos e gerentes que supervisionaram o lançamento do satélite já eram formados na Rússia ou foram treinados pouco antes de ele ser colocado em órbita", explicou ele.
O vice-ministro de Comunicações e Tecnologia da Informação do Irã, Meysam Abedi, identificou áreas promissoras para a interação entre os membros do BRICS.
"O Irã entrou recentemente para o BRICS. Os países da associação, além da cooperação em áreas como energia e infraestrutura, podem estabelecer laços em IT e inovação, desenvolvimento de inteligência artificial, blockchain. Agora estamos interessados em desenvolver intercâmbios humanitários: contatos em educação, transferência de experiência em digitalização da indústria e desenvolvimento de projetos de IA", enfatizou Abedi.
O programa de negócios do fórum também inclui sessões sobre “Orientações de cooperação do BRICS, OCX, África e América Latina para o desenvolvimento da economia digital. Diplomacia digital", ‘Neuro(in)networks: como criar impulsionadores, não barreiras?’, bem como o painel de discussão ‘Novas tecnologias no setor de mídia: desenvolvimento tecnológico do setor e conteúdo da nova mídia’, que contará com a participação de gerentes de mídia dos países do BRICS como parte do BRICS GLOBAL MEDIA TOUR.
A discussão será moderada por Janna Tolstikova, Diretora-Geral da TV BRICS. Os palestrantes discutirão a introdução de tecnologias modernas na produção de mídia, incluindo inteligência artificial, novos formatos de trabalho, bem como o papel da mídia no desenvolvimento de parcerias internacionais em ciência e digitalização.
O BRICS GLOBAL MEDIA TOUR é o projeto anual da própria rede de mídia, que reúne executivos do setor de mídia e os principais especialistas. Desta vez, os representantes dos países do BRICS e do BRICS+ vieram do Egito, China, Brasil, Cuba, Vietnã, Índia e Arábia Saudita. Os participantes do tour de mídia da Etiópia, Venezuela, Irã e África do Sul assistirão aos eventos remotamente.
"Estamos satisfeitos por estarmos em uma cidade tão maravilhosa como Khanty-Mansiysk e por participarmos do BRICS GLOBAL MEDIA TOUR. Um dos principais tópicos do fórum foi a inteligência artificial. Nós nos reunimos para discutir as questões mais atuais. É útil para compartilhar conhecimento, para que possamos aprender uns com os outros e melhorar nossas habilidades profissionais e nosso produto”, disse Ding Deqi, vice-diretor do escritório Ásia-Europa da Agência de Notícias Xinhua em Moscou.
"A Rússia tem muitas pessoas de diferentes nacionalidades e culturas. Essa diversidade ensina valiosas habilidades de cooperação. Essa experiência deve ser levada em conta na construção de um mundo multipolar", compartilhou Bui Duy Trinh, chefe do escritório da Agência de Notícias do Vietnã na Rússia.
O Fórum Internacional de IT tem sido realizado em Khanty-Mansiysk desde 2008. O programa deste ano inclui mais de 50 eventos que contarão com a participação de mais de 3.000 pessoas de 47 países e 61 regiões da Rússia.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentarios