top of page

Fachin diz que TSE não aceitará intervenção militar nas eleições


Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin (Foto: Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que não aceitará nenhum tipo de intervenção das Forças Armadas nas eleições no país. "Colaboração, cooperação e parcerias pró-ativas para aprimoramento, a Justiça Eleitoral está inteiramente à disposição. Para intervenção, jamais", disse Fachin.

A declaração do presidente do TSE ocorre após o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em todas as pesquisas atrás do ex-presidente Lula (PT), voltar a lançar suspeitas infundadas em relação ao sistema eleitoral. Na quarta-feira (27), Bolsonaro afirmou que é preciso ter a participação das Forças Armadas para que haja "confiança" no processo eleitoral.

Fachin recebeu total apoio do Congresso. Ainda na quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), numa declaração de apoio ao presidente do TSE e ao sistema eleitoral brasileiro, afirmou que "não tem cabimento levantar qualquer dúvida sobre as eleições no Brasil" e que "o Congresso Nacional é o guardião da democracia".

Citado pelo próprio Fachin durante a coletiva, o presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL), segundo ele, “também defende o processo eleitoral e as eleições como meio pacífico de solução de dissensos e se postando na linha de que temos um processo seguro, transparente e auditável”.

Fachin destacou a importância das Forças Armadas para as eleições, mas sem nenhuma participação política no processo eleitoral, apenas como parte da Comissão de Transparência Eleitoral - criada pelo TSE para ampliar a segurança do sistema - e na área logística, como no transporte das urnas eletrônicas.

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page