top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Fala de Lula 'sacudiu o mundo' e pode ajudar a resolver conflito, diz Amorim


Em meio à polêmica em torno das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que comparou genocídio de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio nazista contra os judeus na Segunda Guerra Mundial, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, disse que a fala do mandatário "sacudiu o mundo".


"A fala do Lula sacudiu o mundo e desencadeou um movimento de emoções que pode ajudar a resolver uma questão que a frieza dos interesses políticos foi incapaz de solucionar", afirmou o ex-chanceler em declaração à Folha de São Paulo.


No domingo (18), ao conceder uma entrevista coletiva no encerramento de sua viagem à Etiópia, ao ser questionado sobre a decisão do governo brasileiro de fazer novos aportes financeiros à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (Unrwa), Lula respondeu que está fazendo aportes por questões humanitárias e então afirmou: "O que o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento da história. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus".


O comentário gerou forte repercussão em Tel Aviv com o chanceler israelense, Israel Katz, declarando Lula "persona non grata" em Israel.


Em seguida, o governo Lula convocou o embaixador Frederico Meyer de volta ao Brasil para consultas. Amorim afirma que o embaixador foi submetido a um "show humilhante" e "algo sem precedentes" que atinge todo o Brasil.


Os ataques israelenses já deixaram 29.000 palestinos mortos, a maioria de mulheres e crianças, desde o ataque do Hamas em 7 de outubro. Do lado israelense, cerca de 1.330 pessoas foram mortas, segundo a AP News.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page