top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Fala transfóbica de deputado bolsonarista vai parar no Supremo

Atualizado: 10 de mar. de 2023


O discurso transfóbico do deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), usando uma peruca na tribuna da Câmara na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, provocou graves reações, de dentro e de fora do Congresso. Por conta das declarações preconceituosas, Ferreira se tornou alvo de ações na Justiça e de pedidos de cassação do seu mandato. As deputadas Tabata Amaral (PSB-SP), Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Maria do Rosário (PT-RS) foram das primeiros a reagir à violência do bolsonarista, acionando o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho de Ética da Câmara. O ex-deputado estadual Waldeck Carneiro também reagiu com indignação contra "ideias tão abjetas", e recorda que o "STF já equiparou na esfera penal, a homofobia e a transfobia ao crime de racismo" e pede "cassação já!".


A pretexto de falar sobre o Dia Internacional da Mulher, o bolsonarista usou uma peruca e afirmou, entre ironias, que se "sentia mulher" tendo "lugar de fala" para discursar sobre a efeméride.


"Hoje, me sinto mulher. Deputada, Nicole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade", disse o parlamentar.


Tabata Amaral chegou a chamar o deputado do PL de "moleque". "Estamos falando de um homem que no Dia Internacional das Mulheres tirou nosso tempo de fala para fazer uma fala preconceituosa, criminosa, absurda e nojenta. A transfobia ultrapassa a liberdade de discussão que é garantida pela imunidade parlamentar", disse na tribuna.


Pelas redes sociais, Tabata confirmou que entrou com uma notícia-crime contra o bolsonarista.

"Enviamos uma notícia-crime ao STF pela fala transfóbica do Nikolas Ferreira! Vamos acionar todos os meios legais para dar um BASTA. Transfobia é CRIME! Tá na lei. Enquanto não formos intolerantes contra o ódio, nosso país seguirá sendo o que mais mata pessoas trans no mundo", escreveu Tabata em seu perfil oficial no Twitter..


O Ministério Público Federal acionou a Câmara dos Deputados para que a Casa investigue o discurso transfóbico do deputado.


Veja as reações nas redes sociais.


コメント


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page