top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

FAN e Centro de Artes UFF firmam parceria inédita de cooperação

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a UFF firmaram uma parceria inédita na área da cultura. Na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito de Niterói, Axel Grael, o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, o Reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o Superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, assinaram um acordo de cooperação no Solar do Jambeiro para fortalecer o vínculo das políticas culturais com a dinâmica dos processos identitários que distinguem e singularizam a cidade de Niterói.

Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

O acordo tem como objetivos estabelecer um programa de articulação regular entre os espaços culturais da cidade, para incentivar a dimensão processual da cultura, reconhecendo o protagonismo de atores sociais e comunidades. Com isso, a parceria entre a FAN e a UFF busca ampliar a produção cultural nos círculos expressivos e memoriais de Niterói, além de estimular a economia da cultura na cidade.


Para o prefeito Axel Grael, a parceria entre a FAN e a UFF ampliará o destaque de Niterói no campo das artes.


“Na hora que você junta uma cidade como a Niterói, com a sua vocação, com a sua tradição de atuação na área da cultura, com a UFF, que pela importância é quase uma cidade dentro da outra cidade, não é uma adição, é uma multiplicação. O resultado disso são coisas muito fortes. Essa parceria que estão sendo firmada vai fazer com que atuemos juntos na área da cultura em várias frentes. Para que a gente trabalhe de uma forma eficiente, a gente tem que ajustar culturas diferentes, a cultura administrativa da prefeitura difere de várias formas da cultura da universidade, mas isso, ao contrário do que eu vi acontecer outras vezes, nos aproxima. Como niteroiense, tenho orgulho de ter uma universidade como a UFF na nossa cidade e a gente precisa aproveitar essa oportunidade em benefício de quem mora aqui”, avalia Axel Grael.


O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destaca o fortalecimento do setor cultural promovido pela parceria, com ganhos para a população da cidade e a comunidade acadêmica.


“A relação que a UFF está estabelecendo com a prefeitura de Niterói é uma relação sustentável, com foco na utilidade pública, de potencializar o olhar mais largo do que é cultura, do que é ser cidadão e do que é ser universidade. Celebramos a possibilidade da nossa universidade, através dessa relação com o município inclusive em outras frentes, de ser uma universidade contemporânea, que se relaciona como ela é, como dizia Nelson Rodrigues. A UFF não produz apenas teses, mas também se mistura com os desafios contemporâneos emergentes da sociedade. Então, nessa nossa imperfeição prefeita, a gente tem encontrado um caminho de retorno para a sociedade”, defende Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.


Na agenda conjunta prevista pela FAN e a UFF para o ano de 2023, estão o I Fórum de acessibilidade cultural de Niterói, o 13º Interculturalidades: Inventação, a Festa Literária de Niterói - FLIN, o II Atelerió: afropresenças e luta (06-12/11), além de outras ações e eventos.


O presidente da FAN, Fernando Brandão, considera que a parceria com a UFF vai potencializar o campo das artes em Niterói, ampliando a oportunidades para artistas da cidade.


“A partir desse momento, a gente também vai começar a desenvolver parcerias e ações no setor cultural da nossa cidade. Para mim, que sou artista, isso é muito importante. Sou músico e eu sei o quanto na prática isso faz a diferença na vida de todos nós artistas da cidade. Porque quando a gente tem essa produção ativa da juventude, com a presença de uma universidade do calibre da Universidade Federal Fluminense, juntamos o conhecimento com a execução. A interação desses dois universos vai, com certeza, não só credenciar, como ajudar a capacitação de agentes culturais que serão inseridos no mercado de trabalho da nossa cidade”, ressalta Fernando Brandão.


Superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, diz que o conceito pelo qual foi formulada a parceria entre as duas instituições viabilizará ações ativas em eventos de destaque.


“Essa parceria funciona com a dinâmica de processo e projeto. Não existe evento isolado. E não existe programa e processo que também não se materializem em ações. É importante que de um lado se chegue ao outro: políticos, programas, projetos, ações. E aí os eventos fazem sentido porque são deflagradores de emoção, de afeto, com as festas, as celebrações. Então, nós desenhamos quatro ações, quatro projetos, mas dentro de uma dimensão processual. Acho que o mundo já não faz tanto a nossa cabeça, somos nós que também fazemos as nossas cabeças e com isso, com a arte, com a cultura, ajudamos a fazer a cabeça do mundo”, define Leonardo Guelman.


Participaram também do evento de assinatura do acordo a secretária Municipal de Acessibilidade, Tânia Rodrigues; o secretário Municipal de Ordem Pública, Coronel Paulo Henrique de Moraes; o subsecretário de Fazenda, Heitor Moreira, e o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Felipe Simões.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page