Favela Inova tem inscrições abertas até 15 de outubro
As inscrições continuam abertas, até 15 de outubro, para o programa "Favela Inova", destinado a jovens de comunidades de Niterói com idades entre 18 e 29 anos. O objetivo de estimular a criação de startups e incentivar o empreendedorismo em diversos segmentos, com apoio acadêmico e mentoria em duas vertentes: a germinação, para desenvolver e validar ideias em estados iniciais; e a incubação, que busca fornecer pílulas de conhecimento para startups já desenvolvidas, em estado de validação de seu modelo de negócios.

A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden), com a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Niterói) e o Polo de Inovação (Pólen), do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).
Serão selecionados 30 projetos e 10 irão para a final. Para participar, o jovem deverá fazer parte de uma equipe de dois a cinco integrantes e submeter os projetos ou ideias por meio do formulário de inscrição até o dia 15 de outubro. O edital completo pode ser consultado aqui.
"Quando se fala em inovação tecnológica, você pensa nas faculdades, universidades e Centro de Pesquisa. O olhar que eles tiveram, foi o olhar da inovação dentro das favelas; que é um celeiro do empreendedorismo"; comentou o vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania), membro representante do Conselho Superior da CDL Niterói e vice-presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas.
De acordo com o vereador Fabiano, o trabalho é uma iniciativa privada que a Acierj trouxe para a cidade porque o vice-presidente Igor Baldez participou da iniciativa no Rio de Janeiro e apresentou a proposta para juntos aplicarem o mesmo sucesso em Niterói.
As startups terão foco na inclusão social, ajudando aos jovens a entenderem seu papel na sociedade e das práticas da economia criativa de regiões periféricas.
"É importante destacar que os olhos estarão voltados para esses jovens. Temos várias empresas interessadas em trabalhar com esses jovens. No entanto, ressaltamos que nem a CDL, nem a Acierj, nem a Unisuam participarão dessas startups"; esclarece Igor Baldez.
Para participar é preciso morar em comunidade, ter entre 18 e 29 anos, montar uma equipe de 2 a 5 integrantes e fazer a inscrição, seguindo as orientações do edital. Serão selecionadas idéias e propostas de negócios, com ou sem CNPJ constituído. Os jovens selecionados terão apoio para o desenvolvimento de startups e contarão com investimentos de empresas como a Amazon Aws (Créditos de até $ 15 mil), IBM (Créditos de até $ 120 mil) e empresas parceiras (investidoras). Os escolhidos ganharão bolsas de até 100% na Unisuam e monitorias nacionais e internacionais.