Feira em Havana busca aumentar exportações e fomentar economia
A 4ª Feira Internacional de Alimentos, Bebidas, Embalagens e Tecnologia de Alimentos 2024 aconteceu no centro de exposições PABEXPO em Havana, Cuba. O evento foi patrocinado pelo Ministério da Indústria de Alimentos (MINAL), pela Câmara de Comércio de Cuba e outras autoridades, segundo informa Crónica Digital, o parceiro da rede TV BRICS.
Javier Francisco Aguilar Rodríguez, primeiro vice-ministro do MINAL, destacou que um dos principais objetivos do evento era aumentar as exportações de produtos cubanos.
A feira contou com a participação de setores não estatais ligados à produção de alimentos, oferecendo oportunidades reais para expandir as relações comerciais com empresas estrangeiras e aprender com suas práticas de gestão, produção e tecnologia, fortalecendo assim os processos industriais da ilha.
O evento atraiu empresas de 20 países, incluindo México, Brasil, Espanha, Namíbia, Chile e Venezuela.
Aguilar Rodríguez destacou a relevância da feira para a economia cubana, afirmando que a presença de empresários estrangeiros, além dos mais de 60 já registrados, permitirá que conheçam os produtos cubanos e as possibilidades de exportação. Isso ajudará a aumentar as exportações, gerando renda necessária para adquirir matérias-primas, combustíveis e produtos essenciais
Nos últimos anos, Cuba reformou sua legislação para fortalecer o processo de investimento estrangeiro no país, com o objetivo de agilizar os processos e aprovações.
O programa da feira também incluiu conferências sobre o portfólio de oportunidades do MINAL, a criação de clusters (mini-câmaras de comércio), a apresentação de produtos cubanos e discussões sobre o papel da ciência e das mulheres no setor de alimentos.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments