top of page

Feira literária reúne escritoras neste sábado (12/11)

Amanhã, sábado (12/11), a Biblioteca Parque de Niterói realiza a feira literária 'Um Grande Dia em Niterói', organizada pelo projeto Literatura na Varanda (@literaturanavaranda). Mais de 20 autoras estarão reunidas para expor suas obras, participar através de contação de histórias, leitura de poemas e rodas de bate-papo. A mediação ficará por conta da autora Roseni Batista. No último sábado (5/11), a mediação foi feita pela escritora Ivone Rosa.

Divulgação

A ideia surgiu a partir do movimento 'Um Grande Dia' ter ganhado força, desde quando teve a sua origem, em São Paulo, liderado pelas autoras Giovana Madalosso, Paula Carvalho e Natalia Timerman, durante a Feira do Livro, em junho deste ano.


Na ocasião, uma foto histórica reunindo 400 escritoras no estádio do Pacaembu, inspirou centenas de outras mulheres que repetiram essa foto em diversas cidades brasileiras e até mesmo no exterior (Londres, Lisboa e Estônia).


Até o momento, foram contabilizadas 2.200 autoras que participaram das fotos coletivas por todo o país em cidades como: Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro,

Belo Horizonte, Brasília, Macapá, Boa Vista, Cuiabá, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Florianópolis e muitas outras.


Em Niterói, a foto foi feita na orla do calçadão da Boa Viagem, com a vista do Museu de Arte Contemporânea ao fundo, no dia 26 de junho, reunindo quase 30 autoras.

Esta ação foi organizada por Andreia Borges da Silva e Tânia Ribeiro Roxo. Ambas são autoras e residentes na cidade.


Em São Gonçalo, a foto foi organizada pela escritora e professora Ivone Rosa, na escadaria da Igreja matriz, no dia 10 de julho. Naquela tarde o número de participantes

chegou a 26.


O evento literário tem como objetivo divulgar, fortalecer e propiciar muitas trocas entre as protagonistas da escrita feita por mulheres, independente de raça, idade, gênero e nível de estudos.


De acordo com a organização do encontro, a feira é um desdobramento do movimento Um Grande Dia em São Paulo. A cidade de Niterói terá a sua primeira feira literária, voltada para a escrita produzida por autoras.


¨Isto que comprova um avanço da luta pela igualdade entre os gêneros para o movimento feminista, já que na literatura as mulheres são menos lidas do que os homens, segundo as estatísticas¨, afirma a poeta Tânia Ribeiro Roxo, do projeto Literatura na Varanda.


Serviço:


Data: 12/11 (sábado)

Local: Sala Café Paris - Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/nº - Centro

Horário: das 11h às 15h30

Entrada franca

300x250px.gif
728x90px.gif