Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Oscar 2025
- Da Redação
- 23 de jan.
- 2 min de leitura

Depois de ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz em Filme - Drama, por sua atuação em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres teve sua indicação ao Oscar 2025 formalizada na manhã desta quinta-feira (23), em Los Angeles (EUA), para concorrer à categoria de Melhor Atriz. O filme de Walter Salles, por sua vez, foi indicado em outras duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Fernanda Torres já havia sido premiada, no início do mês, com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama, superando estrelas de Hollywood como Angelina Jolie, Kate Winslet e Nicole Kidman. Foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.

A cerimônia de premiação do Oscar este ano está prevista para o dia 2 de março, também em Los Angeles.
Melhor Atriz
Fernanda Torres ("Ainda estou aqui")
Mikey Madison ("Anora")
Demi Moore ("A substância")
Karla Sofía Gascón ("Emilia Pérez")
Cynthia Erivo ("Wicked")
Melhor Filme Estrangeiro
"Ainda estou aqui" (Brasil)
"Emilia Pérez" (França)
"Flow" (Letônia)
"A Garota da Agulha" (Dinamarca)
"A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha)
Melhor filme
"Emilia Pérez"
"O brutalista"
"Anora"
"Conclave"
"Um completo desconhecido"
"Ainda estou aqui"
"Nickel Boys"
"Wicked"
"Duna: Parte 2"
"A substância"
Tradição de família
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria para a qual a filha foi indicada no Oscar 2025 por sua celebrada atuação em Central do Brasil, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles.
Em uma postagem nas redes sociais, Fernanda Montenegro compartilhou sua felicidade e, ao mesmo tempo, prestou uma homenagem ao ex-companheiro Fernando Torres, que faleceu em 2008.
“Eu, Fernanda Montenegro e Fernando Torres — onde ele quer que ele esteja — estamos felizes e realizados, em estado de aleluia pelas indicações de Fernanda Torres e Walter Salles ao importante prêmio do Oscar. Um ganho cultural para o Brasil. Meu coração de mãe em estado de graça”, escreveu a atriz.
Lula comemora: “Orgulho”
Na rede social X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as indicações ao Oscar 2025. “A turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, Melhor Filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales”, escreveu.
O ator Selton Mello, que vive o personagem Rubens Paiva em Ainda Estou Aqui, também comemorou as indicações do longa brasileiro aos Oscar 2025. “Brasil no topo”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Ele também postou uma foto em que aparece ao lado de Fernanda Torres e de Walter Salles, e ainda elencou "os motivos" pelos quais, segundo ele, o filme "nasceu vitorioso".
留言