top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Fernando Tinoco é o novo presidente da Associação dos Clubes

A Associação dos Clubes de Niterói (ACN) tem um novo presidente desde a última sexta-feira (3/3). O advogado Fernando Tinoco, representante do Clube Central, assumiu o cargo da entidade que agrega os principais clubes sociais e esportivos da cidade. Tinoco havia sido eleito vice-presidente da ACN e passou a ocupar a presidência após a saída de César Santos, representante do Clube Naval Charitas, que se licenciou da associação por conta de dificuldades internas.

Divulgação / ACN

"Não vamos comemorar porque a saída do Clube Naval nos entristece. O César Santos neste curto período já pode ser considerado um dos grandes Presidentes da história da ACN. Mas ao mesmo tempo é momento de reforçar nosso compromisso com a defesa de todos os clubes da cidade e com o crescimento da ACN. Os clubes sociais são parte de uma tradição que precisamos manter e fico feliz pelo reconhecimento que grandes lideranças dos clubes tem por mim, me apoiando, confiando na nossa dedicação à frente desta instituição tão importante da cidade. Também é uma alegria ver o Clube Gragoata fortalecido, dentro da ACN, ocupando a Vice-presidência, e tendo de volta o protagonismo que sempre teve na história da cidade. Vamos nos dedicar muito nesse próximo período para fortalecer ainda mais os clubes de Niterói", disse ele.


Protagonismo


No Clube Central o advogado tornou-se conhecido por ser o mais jovem presidente do Conselho Deliberativo, eleito aos 34 anos. Foi também o responsável por desarticular o plano de um grupo que queria vender o clube, o que culminou com a expulsão do líder do grupo, que havia gasto indevidamente recursos da agremiação.


Em novembro de 2019, sob sua liderança, foi eleita uma chapa que resgatou o comprometimento com a tradição e a respeitabilidade do Clube Central, apoiada pelo saudoso Ivan Galindo e pelos ex-presidentes Marcos Nelson, José Pereira (Tude), João Peralta, Luiz Fernando, dentre outros.


Atuação na ACN


Na Associação dos Clubes, Fernando Tinoco foi o autor intelectual da proposta que garantiu a extensão do Programa Empresa Cidadã, da prefeitura, para os Clubes de Niterói. Sem esse suporte durante a pandemia, a maioria teria decretado falência. Com a inclusão no programa, os clubes conseguiram recursos para arcar com os salários dos funcionários naquele período, mantendo assim centenas de empregos.


Outra realização de Tinoco foi a construção de importantes políticas públicas para os clubes da cidade, como a lei de isenção do ISS para a realização de eventos sem fins lucrativos e a lei que impede cobrança de IPTU dos clubes, mesmo que seja perdido o prazo para renovação do benefício da isenção, que passou também a ser de cinco em cinco anos.

Divulgação / ACN

Novos presidente e vice


A reunião que confirmou o nome de Fernando Tinoco para a presidência da ACN elegeu também, pela primeira vez, através de uma sugestão do novo presidente, o Clube de Regatas Gragoatá para a vice-presidência da associação. O indicado pelo Clube Gragoatá foi Anderson Perlingeiro Guisã.

A Associação dos Clubes conta ainda na Diretoria com o Diretor Financeiro, Mauro Vianna (Clube Central), o Diretor Social e de Esporte, Henrique Miranda (Praia Clube São Francisco), o Diretor Secretário, que será indicado pelo Iate Clube Icaraí, e o Diretor Coordenador, indicado pelo Iate Clube Brasileiro. E na Comissão Fiscal estão no mandato os seguintes membros: Primeiro Titular, Paulo Roberto Rodrigues Bravo (Iate Clube Brasileiro); Segundo Titular, Fernando Guedes (Clube Portugues de Niterói); Terceiro Titular, Representante Legal constituído pelo Iate Clube Icaraí. Como Suplentes da Comissão Fiscal, foram nomeados como Primeiro Suplente, Almir Mello dos Santos (Praia Clube São Francisco) e como Segundo Suplente um Representante Legal do Clube Central a ser indicado.


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page