top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Festival de Cinema 0+ exibe filmes de 29 países na Rússia

Em Tiumen, na Rússia, no dia 29 de setembro, teve início o XI Festival Internacional de Cinema Infantil e Familiar "0+". A rica programação apresenta 87 filmes de 29 países, incluindo Índia, Irã, China, Colômbia e Brasil. A rede TV BRICS é a parceira internacional de mídia do evento.

Assessoria de imprensa do Festival de Cinema 0+

Na cerimônia de abertura do festival, realizada em 30 de setembro no Palácio da Cultura "Neftianik", os espectadores não apenas assistiram a filmes, mas também a um concerto com a participação de cantores e dançarinos.


O programa do festival de cinema está repleto de diversos workshops e atividades interativas. Os participantes podem participar de vários projetos educacionais, como a oficina coreográfica "Ateliê de Cinemadança", o "Workshop de Dublagem de Filmes", além de peças teatrais e exibições de filmes. Também ocorre a exposição de arte "Três Mundos" e a exibição interativa "Cidade do Cinema", onde os visitantes podem mergulhar no processo de produção cinematográfica.


O júri do concurso internacional inclui representantes da indústria cinematográfica da Rússia, Índia, África do Sul, Irã e outros países. Um destaque especial do festival são os encontros criativos e workshops realizados pelos membros do júri.


Além disso, nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, haverá exibições de filmes de animação e documentários da TV BRICS. No teatro do complexo museológico Slovtsov, das 11h30 às 13h00, será apresentada uma programação especial para crianças.


Os jovens espectadores poderão assistir aos seguintes filmes: "As Aventuras de Tita" (2022, Brasil, diretor: Eduardo Padrão), "Alén da Patagônia" (2022, Argentina, diretor: Dante Di Giovanni), "Rosarito e Suas Pranchas Mágicas" (2022, Argentina, diretora: Ebe Estrabou) e "Todo Mundo Tem um Anjo" (2023, Brasil, diretor: Neil Armstrong Rezende).


Na programação da tarde, das 16h às 17h40, no salão de colunas do complexo museológico, serão exibidos dois documentários dedicados à diversidade cultural dos países do BRICS. A programação incluirá o filme produzido pela TV BRICS sobre as frias terras do Extremo Norte da Rússia: "Costa de Ouro do Ártico" (2023, diretor: Andrei Porshniak, autora: Ksenia Komissarova), além do filme sobre a história da arte da caligrafia iraniana "Noqte" (2020, Irã, diretor: Emir Valinezhad).


Como parte do festival de cinema, também está programado o VII Fórum Internacional "Cinepedagogia", que reúne educadores, cineastas e especialistas em cultura dos países BRICS+. O evento é dedicado à discussão das tendências modernas na indústria cinematográfica e na educação midiática, bem como ao desenvolvimento da cooperação internacional nessa área.


"Especialistas de todo o mundo trabalharão juntos na criação de uma plataforma única para o desenvolvimento e promoção da cinepedagogia. Esse sistema irá promover o intercâmbio educacional e cultural. [...] O surgimento dessa plataforma pode ser um evento marcante no ano da presidência da Rússia no BRICS", destacou o fundador do festival de cinema e do cinema online "0+", Nikolai Dann.


O Festival Internacional de Cinema Infantil e Familiar "0+" termina em 6 de outubro. Seus organizadores são o Instituto de Desenvolvimento de Cinema e Mídia e o Fundo de Desenvolvimento Criativo "Vida e Trabalho".


O evento é realizado com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia, do Fundo Presidencial de Iniciativas Culturais, do Fundo de Subsídios Presidenciais, das administrações da região e da cidade de Tiumen, da rede internacional TV BRICS, entre outros.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page