Festival de Cinema 0+ exibe filmes de 29 países na Rússia
- Mehane Albuquerque
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Em Tiumen, na Rússia, no dia 29 de setembro, teve início o XI Festival Internacional de Cinema Infantil e Familiar "0+". A rica programação apresenta 87 filmes de 29 países, incluindo Índia, Irã, China, Colômbia e Brasil. A rede TV BRICS é a parceira internacional de mídia do evento.
Na cerimônia de abertura do festival, realizada em 30 de setembro no Palácio da Cultura "Neftianik", os espectadores não apenas assistiram a filmes, mas também a um concerto com a participação de cantores e dançarinos.
O programa do festival de cinema está repleto de diversos workshops e atividades interativas. Os participantes podem participar de vários projetos educacionais, como a oficina coreográfica "Ateliê de Cinemadança", o "Workshop de Dublagem de Filmes", além de peças teatrais e exibições de filmes. Também ocorre a exposição de arte "Três Mundos" e a exibição interativa "Cidade do Cinema", onde os visitantes podem mergulhar no processo de produção cinematográfica.
O júri do concurso internacional inclui representantes da indústria cinematográfica da Rússia, Índia, África do Sul, Irã e outros países. Um destaque especial do festival são os encontros criativos e workshops realizados pelos membros do júri.
Além disso, nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, haverá exibições de filmes de animação e documentários da TV BRICS. No teatro do complexo museológico Slovtsov, das 11h30 às 13h00, será apresentada uma programação especial para crianças.
Os jovens espectadores poderão assistir aos seguintes filmes: "As Aventuras de Tita" (2022, Brasil, diretor: Eduardo Padrão), "Alén da Patagônia" (2022, Argentina, diretor: Dante Di Giovanni), "Rosarito e Suas Pranchas Mágicas" (2022, Argentina, diretora: Ebe Estrabou) e "Todo Mundo Tem um Anjo" (2023, Brasil, diretor: Neil Armstrong Rezende).
Na programação da tarde, das 16h às 17h40, no salão de colunas do complexo museológico, serão exibidos dois documentários dedicados à diversidade cultural dos países do BRICS. A programação incluirá o filme produzido pela TV BRICS sobre as frias terras do Extremo Norte da Rússia: "Costa de Ouro do Ártico" (2023, diretor: Andrei Porshniak, autora: Ksenia Komissarova), além do filme sobre a história da arte da caligrafia iraniana "Noqte" (2020, Irã, diretor: Emir Valinezhad).
Como parte do festival de cinema, também está programado o VII Fórum Internacional "Cinepedagogia", que reúne educadores, cineastas e especialistas em cultura dos países BRICS+. O evento é dedicado à discussão das tendências modernas na indústria cinematográfica e na educação midiática, bem como ao desenvolvimento da cooperação internacional nessa área.
"Especialistas de todo o mundo trabalharão juntos na criação de uma plataforma única para o desenvolvimento e promoção da cinepedagogia. Esse sistema irá promover o intercâmbio educacional e cultural. [...] O surgimento dessa plataforma pode ser um evento marcante no ano da presidência da Rússia no BRICS", destacou o fundador do festival de cinema e do cinema online "0+", Nikolai Dann.
O Festival Internacional de Cinema Infantil e Familiar "0+" termina em 6 de outubro. Seus organizadores são o Instituto de Desenvolvimento de Cinema e Mídia e o Fundo de Desenvolvimento Criativo "Vida e Trabalho".
O evento é realizado com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia, do Fundo Presidencial de Iniciativas Culturais, do Fundo de Subsídios Presidenciais, das administrações da região e da cidade de Tiumen, da rede internacional TV BRICS, entre outros.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments