Festival de Inverno Rússia-China termina no gelo do rio Amur
- Mehane Albuquerque
- 24 de fev.
- 2 min de leitura
O Festival Internacional de Inverno Rússia-China foi realizado no rio Amur, conectando as cidades de Blagoveshchensk (Rússia) e Heihe (China). O evento reuniu competições de hóquei e rali no gelo, provas de natação no rio Zeya e uma programação cultural diversificada. A TV BRICS foi a parceira de mídia internacional do festival.

O evento esportivo foi inaugurado com uma apresentação da campeã olímpica de patinação artística Alina Zagitova. Em entrevista aos jornalistas, ela desejou aos atletas uma experiência inesquecível no festival. Além disso, a patinadora ministrou aulas magistrais para jovens talentos.
O presidente da Federação Russa de Hóquei no Gelo, Vladislav Tretiak, foi o convidado de honra do evento e participou da cerimônia simbólica de lançamento do disco. A cerimônia de abertura também contou com a presença de Pang Da, vice-presidente do Conselho Consultivo Político do Povo da China na província de Heilongjiang, que agradeceu aos representantes russos pela importante contribuição para a realização do festival.
Mais de 200 atletas participaram das competições. Nas provas de natação, foram distribuídos 28 conjuntos de medalhas nas modalidades peito, borboleta e estilo livre, com a maioria das conquistas ficando com os nadadores russos. No hóquei, as equipes russas venceram nas categorias adulto e juvenil, enquanto as seleções infantis da Rússia e da China terminaram a partida empatadas.
O segundo dia do festival foi dedicado ao automobilismo, reunindo 60 equipes na competição. A vitória no rali de gelo de Amur foi conquistada por atletas da China. Assim, Zhang Xu venceu na categoria de veículos com motor acima de 3 litros; Li Xiaowen levou a melhor entre os carros de até 3 litros; Li Cheng garantiu a vitória na categoria sem restrições de potência.
Jiang Xiaoyang, cônsul-geral da China em Khabarovsk, destacou a importância do festival para o fortalecimento das relações entre Rússia e China.
"O esporte é uma das ferramentas mais poderosas para aproximar os povos da Rússia e da China. A região de Amur tem desempenhado um papel importante nesse sentido. Este já é o sexto ano em que realizamos um festival tão grandioso [...] Sem dúvida, ele contribui para o fortalecimento dos laços, da compreensão mútua e da amizade entre nossos povos", afirmou.
Os espectadores puderam desfrutar não apenas das competições esportivas, mas também participar de aulas magistrais e jogos de bola de neve em grande escala, além de visitar uma exposição de carros esportivos. Para marcar o evento, um enorme cartão postal internacional, medindo 50x35 metros, foi criado no gelo do rio Amur.
O Festival Internacional de Inverno Rússia-China é realizado anualmente desde 2017, quando teve início o primeiro torneio de hóquei "Sodrujestvo"("Comunidade").
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments