top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Festival de Inverno Rússia-China termina no gelo do rio Amur

O Festival Internacional de Inverno Rússia-China foi realizado no rio Amur, conectando as cidades de Blagoveshchensk (Rússia) e Heihe (China). O evento reuniu competições de hóquei e rali no gelo, provas de natação no rio Zeya e uma programação cultural diversificada. A TV BRICS foi a parceira de mídia internacional do festival.

Foto: Anna Grizlova / TV BRICS
Foto: Anna Grizlova / TV BRICS

O evento esportivo foi inaugurado com uma apresentação da campeã olímpica de patinação artística Alina Zagitova. Em entrevista aos jornalistas, ela desejou aos atletas uma experiência inesquecível no festival. Além disso, a patinadora ministrou aulas magistrais para jovens talentos.


O presidente da Federação Russa de Hóquei no Gelo, Vladislav Tretiak, foi o convidado de honra do evento e participou da cerimônia simbólica de lançamento do disco. A cerimônia de abertura também contou com a presença de Pang Da, vice-presidente do Conselho Consultivo Político do Povo da China na província de Heilongjiang, que agradeceu aos representantes russos pela importante contribuição para a realização do festival.


Mais de 200 atletas participaram das competições. Nas provas de natação, foram distribuídos 28 conjuntos de medalhas nas modalidades peito, borboleta e estilo livre, com a maioria das conquistas ficando com os nadadores russos. No hóquei, as equipes russas venceram nas categorias adulto e juvenil, enquanto as seleções infantis da Rússia e da China terminaram a partida empatadas.


O segundo dia do festival foi dedicado ao automobilismo, reunindo 60 equipes na competição. A vitória no rali de gelo de Amur foi conquistada por atletas da China. Assim, Zhang Xu venceu na categoria de veículos com motor acima de 3 litros; Li Xiaowen levou a melhor entre os carros de até 3 litros; Li Cheng garantiu a vitória na categoria sem restrições de potência.


Jiang Xiaoyang, cônsul-geral da China em Khabarovsk, destacou a importância do festival para o fortalecimento das relações entre Rússia e China.


"O esporte é uma das ferramentas mais poderosas para aproximar os povos da Rússia e da China. A região de Amur tem desempenhado um papel importante nesse sentido. Este já é o sexto ano em que realizamos um festival tão grandioso [...] Sem dúvida, ele contribui para o fortalecimento dos laços, da compreensão mútua e da amizade entre nossos povos", afirmou.


Os espectadores puderam desfrutar não apenas das competições esportivas, mas também participar de aulas magistrais e jogos de bola de neve em grande escala, além de visitar uma exposição de carros esportivos. Para marcar o evento, um enorme cartão postal internacional, medindo 50x35 metros, foi criado no gelo do rio Amur.


O Festival Internacional de Inverno Rússia-China é realizado anualmente desde 2017, quando teve início o primeiro torneio de hóquei "Sodrujestvo"("Comunidade").


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page